quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Oscar Niemeyer declara apoio a Gabeira e diz que Lula fará o mesmo

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u454433.shtml
09/10/2008 - 18h23

Oscar Niemeyer declara apoio a Gabeira e diz que Lula fará o mesmo

ANDRÉ ZAHAR
colaboração para a Folha Online, no Rio
O arquiteto Oscar Niemeyer, 100, manifestou nesta quinta-feira apoio ao candidato a prefeito do Rio de Janeiro Fernando Gabeira (PV), que disputa o cargo com Eduardo Paes (PMDB). Os dois se reuniram na residência de Niemeyer, na avenida Atlântica. O arquiteto arriscou dizer que que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apoiará o candidato do PV, embora o PT tenha fechado aliança com Paes.
"O Gabeira é mais coerente e mais sensível aos problemas do Rio de Janeiro. Ele sempre lutou a vida dele ao lado do povo, e é essa gente que interessa. Ele ganha facilmente esta eleição", disse Niemeyer, que no primeiro turno gravou declaração de apoio para Jandira Feghali (PC do B).
O arquiteto disse que Lula "está ao lado do povo" e vai apoiar o candidato "porque o Gabeira sempre lutou por isso [pelo povo]". Niemeyer também minimizou à oposição de Gabeira ao presidente e sua aliança com o PSDB. "Ele explicou muito bem. Não se aliou aos partidos, procurou o caminho certo e necessário para levar esse país para frente neste período tão difícil".
Os dois tiveram uma reunião reservada por cerca de 20 minutos. Após o encontro, Niemeyer disse que apenas "queria ouvir Gabeira falar". O candidato, porém, narrou conversas sobre a avenida Perimetral, no centro do Rio, e disse contar com Niemeyer para fazer o projeto de um centro para idosos em Copacabana.
"Niemeyer é um dos maiores arquitetos do mundo e sem dúvida o maior da história do Brasil. Quando você trata de uma grande cidade, um grande arquiteto conhece o coração da metrópole. É uma pessoa que nos entusiasma com o apoio e uma pessoa que podemos consultar em caso de dificuldade na cidade", disse Gabeira.
O candidato do PV também brincou com o fato de exercer o mandato de deputado federal em um prédio desenhado pelo arquiteto. "Eu não consigo me separar dele. Há 14 anos trabalho num lugar que ele construiu", afirmou.

Um comentário:

Anônimo disse...

viva niemeyer e que venha o gabeira!