segunda-feira, 13 de outubro de 2008

CHAMADA DE ARTIGOS - DOSSIÊ “ESQUERDAS E CULTURA”

FONTE: LISTA DE E-MAILS

CHAMADA DE ARTIGOS - DOSSIÊ “ESQUERDAS E CULTURA”

As esquerdas como objeto de estudo e pesquisa têm sua relevância , sobretudo nas Ciências Sociais , Sociologia e História . A partir do enfoque da oposição política , da organização partidária ou da articulação de movimentos sociais , as esquerdas , de um modo geral , são representadas como agentes importantes na transformação do cenário político internacional durante todo século XX. Importância constatada tanto no seu protagonismo quanto no seu antagonismo , derivados dos conflitos de ordem ideológica que , via de regra , compuseram sua identidade social .
Entretanto , outras faces não menos importantes dessa representação , aos poucos , vêm ganhando contornos mais densos : a relação das organizações de esquerda com a cultura , e também a ação de artistas e intelectuais que têm afinidades com as esquerdas , sejam ou não militantes . Pesquisas que vêm se debruçando não apenas sobre a associação funcional entre cultura e política , mas que procuram entender a dinâmica da inserção nos espaços de produção cultural das esquerdas – e do seu temário correspondente –, bem como a atuação de intelectuais e artistas identificados com elas . Isto é, como determinadas organizações , instituições e entidades vinculadas às esquerdas políticas representam a si mesmas nos circuitos artísticos e culturais, e como se dá a identificação individual ou coletiva com elas .
Isso , evidentemente , implica na consideração detalhada de práticas , manifestos , obras , intervenções públicas de intelectuais e artistas que buscam representar seus ideais políticos por meio do vetor cultural ( mercado , mecenato , políticas culturais, instituições etc.) e que ao mesmo tempo modificam a própria estrutura de produção e circulação cultural.
A problemática da (des) organização e produção da cultura , além do papel de artistas e intelectuais de esquerda nos circuitos culturais, seja no exercício do poder ou na oposição , são temas centrais neste dossiê “ Esquerdas e cultura ”, com intuito de reunir contribuições de docentes e pesquisadores envolvidos com este tema .
A data limite para envio dos artigos é 20 de dezembro de 2008. Estes devem ser encaminhados a Rodrigo Czajka, através do e-mail
rodrigoczajka@yahoo.com.br.
Rodrigo Czajka e Marcelo Ridenti ( organizadores )
Normas para Publicação – Revista Temáticas
A Revista Temáticas é uma publicação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp). A Temáticas (ISSN 1413-2486) possui índice “B”, classificação QUALIS estabelecida pela CAPES. Prioritariamente, os trabalhos devem ser redigidos em português ou em espanhol . O Resumo e os Unitermos, que precedem o texto , escritos no idioma do artigo , os que sucedem o texto , em inglês (Abstract/Keywords).
É permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos da Revista TEMÁTICAS em outras publicações ou sua tradução para outro idioma , desde que citada a fonte original .
PREPARAÇÃO DOS ORIGINAIS
Apresentação: Os trabalhos devem ser apresentados em disquete e acompanhados dos printers (3 cópias impressas, fiéis do disquete , sendo 2 cópias sem nome do autor do texto ), em um dos seguintes programas : Word 6.0 ou superior , não devendo exceder 8.000 palavras . O Conselho Editorial se reserva o direito de não considerar a publicação de trabalhos que ultrapassem os limites estabelecidos. Sem a obediência das normas , o texto não será publicado.Estrutura do trabalho: Os trabalhos devem obedecer à seguinte seqüência : folha de rosto com Título ; Autor (es) ( por extenso e apenas o sobrenome em maiúscula ); programa e área aos quais está(ão) vinculado(s), vínculo docente , endereço residencial e telefone para contato ; no corpo do texto : Título , Resumo ( com máximo de 200 palavras ); Unitermos ( com até 7 palavras tiradas do Thesaurus da área , quando houver); Texto ; Abstract e Keywords ( versão para o inglês do Resumo e Unitermos); Referências Bibliográficas ( trabalhos citados no texto ), Bibliografia ( indicar obras consultadas ou recomendadas, não referenciadas no texto , se houver).
Referências Bibliográficas: Devem ser dispostas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor e seguir a NBR 6023 da ABNT.
Abreviaturas: Os títulos de periódicos deverão ser abreviados conforme o Current Contents.Exemplos :
Livros e outras monografias:
FIGUEIREDO, A.C., FIGUEIREDO, M. O plebiscito e as formas de governo . 2. ed. São Paulo: Brasiliense , 1993, 98 p.
Capítulos de livros:
JOHNSON, W. Palavras e não palavras . In: STEINBERG, C.S. Meios de comunicação de massa . São Paulo: Cultrix, 1972, p.47-66.
Dissertações e teses:
BITENCOURT, C.M.F. Pátria , Civilização e Trabalho . O ensino nas escolas paulistas (1917-1939). São Paulo, 1988. Dissertação ( Mestrado em História ) - Faculdade de Filosofia , Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
Artigos de periódicos:
LESSA, S. Lukács: Trabalho , objetivação , alienação . Trans/Form/ Ação , São Paulo, v.15, p.39-51, 1992.
Citação no texto: O autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome , separado por vírgula da data de publicação, por exemplo , ( Torres , 1978). Se o nome do autor estiver citado no texto , indica-se apenas a data entre parênteses : “ Segundo Schaff (1992)...” Quando for necessário especificar página (s), esta(s) deverá(ão) seguir a data , separada(s) por vírgula e precedida(s) de p. (Delouya, 1994, p.54). As citações de diversas obras de um mesmo autor , publicadas no mesmo ano , devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data , sem espacejamento (Marx, 1984a) (Marx, 1984b). Quando a obra tiver dois autores , ambos são indicados, ligados por & (Lamounier & Meneguello, 1986) e quando tiver três ou mais , indica-se o primeiro seguido de et al. (Weffort et al., 1988).
Notas: Devem ser reduzidas ao mínimo e colocadas no pé de página . As remissões para o rodapé devem ser feitas por números arábicos , na entrelinha superior .
As opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos , bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores .

RESENHAS E TRADUÇÕESAs resenhas devem seguir o padrão de publicação de Temáticas contendo no máximo 3000 palavras .

Nenhum comentário: