segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Boletim Juventudes e Ação Política - Outubro 2008


fonte: www.jap.org.br

Boletim Juventudes e Ação Política - Outubro 2008

Leitores JAP,
O Boletim Juventudes e Ação Política chega a outubro, antenado com as ações da juventude participando politicamente, mas também com o cenário nacional: a tramitação da PEC, o Encontro de Conselheiros de Juventude, a atuação do Conjuve. Em pauta, está alguns dos principais dados do Relatório sobre a Desigualdade Racial no Brasil, realizado pela UFRJ, fazendo um breve diagnóstico sobre as diferenças entre os grupos étnicos brasileiros.Confira tudo conosco e boa leitura!
Podem ser menores as diferenças?
O Brasil é um país mestiço, no qual negros e brancos convivem em harmonia. Até bem pouco tempo atrás e, porque não dizer ainda hoje, em muitos espaços, o pensamento do Brasil como exemplo de uma democracia racial foi uma tônica vigente. Contudo, um olhar mais aguçado para a realidade revela o óbvio: a mestiçagem brasileira não representou uma igualdade de garantia de direitos e de condições sociais e de dignidade para negros e brancos. Pesquisa da UFRJ revela os contornos da desigualdade racial no país e demonstra diminuição entre as diferenças sociais.
Encontro visa fortalecer conselhos de juventude
Conselhos municipais e estaduais de juventude estarão juntos dialogando e trocando experiências e informações dentro do I Encontro Nacional de Conselhos de Juventude, que ocorrerá em Brasília, nos dias 27 e 28 de novembro. Realizado pelo Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), com o apoio da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), o evento tem como tema “Fortalecendo Diálogos”.
Plenitude da Inclusão X Utopia
A idéia de sociedade inclusiva é uma discussão nova no Brasil, mas também no mundo. Pensar a existência de uma sociedade para todos, com iguais oportunidades e direitos ainda soa a utopia, mas também já conta com intensos trabalhos para concretizar esse sonho. O jovem estudante de Jornalismo Wilton Mercês reflete sobre a inclusão na perspectiva da deficiência.
Conjuve faz carta-aberta contra violência
Motivado pelo número cada vez mais crescente de extermínio de jovens negros em comunidades carentes e favelas, o Conselho Nacional de Juventude produziu uma carta aberta endereçada ao presidente Lula, expressando sua preocupação e indignação com o quadro de violência. Na pauta, o genocídio de jovens negros e homens das periferias urbanas do país. Confira a íntegra da carta.

Nenhum comentário: