quarta-feira, 27 de agosto de 2008

PREFÁCIO DO LIVRO JUVENTUDE E MOVIMENTO ESTUDANTIL: ONTEM E HOJE (POR AMARO LINS)


PREFÁCIO DO LIVRO JUVENTUDE E MOVIMENTO ESTUDANTIL: ONTEM E HOJE

Amaro Lins
Reitor da Universidade Federal de Pernambuco

É com grande satisfação que escrevemos esse Prefácio sobre o livro Juventude e movimento estudantil: ontem e hoje, coordenado pelos professores Luis Antonio Groppo, Michel Zaidan Filho e pelo historiador Otávio Luiz Machado. Trata-se de um livro da mais alta importância para a Sociedade brasileira, pois através de um trabalho de fôlego, em equipe, resgata-se a importância histórica do movimento estudantil e da juventude como um todo.
Essa importância se manifesta através do grande esforço em mostrar a presença estudantil nos grandes debates e momentos históricos vividos no País, tais como a campanha do Petróleo é Nosso, as lutas pela redemocratização, a defesa intransigente da Universidade pública, gratuita, democrática e referenciada socialmente.
Ao longo dos artigos, destacam-se a importância da organização estudantil onde tem papel central as mobilizações e propostas históricas defendidas pela União Nacional dos Estudantes − UNE − pelas Uniões Estaduais de Estudantes e diretórios acadêmicos que sempre se posicionaram em defesa de reformas profundas na Sociedade brasileira, com vistas a inclusão de parcelas crescentes da população em um projeto educacional fundado na busca do conhecimento para a transformação social.
A leitura dos textos é muita rica de informações, sempre bem documentadas, com uma bibliografia rica em detalhes. Os artigos são escritos por pesquisadores e profissionais oriundos dos diversos campos do conhecimento, o que enriquece bastante as análises e interpretações dos muitos momentos vividos pelos estudantes brasileiros.
Assim, a Universidade Federal de Pernambuco − UFPE − ao publicar esse livro pela sua Editora Universitária, reafirma seu compromisso com uma educação superior de qualidade e acessível aos jovens brasileiros e vem mais uma vez contribuir para que os estudantes - através do conhecimento de sua história e de suas lutas − continuem a lutar por um projeto educacional que possibilite o desenvolvimento social do Brasil.

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