terça-feira, 6 de novembro de 2007

UNE e UBES levam a Lula questões mais urgentes do movimento estudantil

A Diretoria centralizadora, burocratizada e pragmática da UNE, que nem conhece ou discutiu a realidade educacional brasileira, senta-se com o presidente da República, diante de uma série de ocupações e reivindicações dos estudantes que sequer são incluidas nas propostas da UNE. Novamente, o ex-Presidente da UNE, o senhor Gustavo Petta, com o seu chapa-branquismo característico, também conduz a nova direção da entidade (que é do mesmo grupo) ao mesmo buraco.
Resultado:
Os estudantes estão insatisfeitos com a entidade nacional. Mas há uma demonstração clara de que a hegemonia do grupo chapa-branca está ameaçado: perderam DCEs no Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. E tudo indica que em Pernambuco perderam o espaço, também.


UNE e UBES levam a Lula questões mais urgentes do movimento estudantil
Fonte: http://www.une.org.br/
Presidentes da duas entidades e outras lideranças se reuniram com o presidente e levaram as questões mais urgentes do movimento estudantil universitário e secundarista no momento
O movimento estudantil brasileiro teve um encontro importante com o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, na última quarta-feira (31), para debater algumas das questões mais importantes que envolvem educação, juventude, cultura, entre outros assuntos. Com a presença da presidente da UNE, Lúcia Stúmpf; da UBES, Thiago Franco; e outras lideranças estudantis, o encontro serviu para que os estudantes levassem ao presidente as principais bandeiras das entidades no momento.
A reunião no Palácio do Planalto durou cerca de duas horas e contou também com a presença de outros diretores da UNE e do ex-presidente da entidade, Gustavo Petta. Um dos principais assuntos foi a reconstrução da sede das entidades na Praia do Flamengo, 132, no Rio de Janeiro, demolida pelo governo militar durante a ditadura e recuperada pelos estudantes no último mês de fevereiro.
A pauta da reunião, no entanto, foi mais ampla. "Conversamos sobre questões como a reserva de vagas para alunos da rede pública e a assistência estudantil", disse Lúcia. Os estudantes, que conseguiram no ano passado uma rubrica especifica do MEC para a assistência estudantil nas universidades públicas, querem agora garantir qual será o valor anual aplicado neste setor. Os estudantes reivindicaram junto ao presidente o valor de R$200 milhões, exigindo mais do que o previsto pelo ministro Haddad, que já eu sinais de que não irá liberar mais do R$ 130 milhões.
ReuniOutro ponto de debate foi o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), lançado este ano pelo governo Federal. Segundo Lúcia, a iniciativa é positiva, pois aumenta o acesso ao ensino superior com a criação de novas vagas, mas ainda faltam alguns ajustes. "Dissemos ao Lula que este projeto precisa estar acompanhado da contratação de novos professores e outros investimentos nas instituições de ensino superior".
Passe Estudantil e Meia-EntradaOs estudantes secundaristas também levaram algumas questões e reivindicações ao presidente. Segundo Thiago Franco, um dos principais temas de debate foi o Passe Estudantil no transporte público. "Mostramos o problema ao presidente, e ele ficou de avaliar a nossa proposta de implementação nacional do Passe", disse.
Outra questão de âmbito nacional em debate foi o direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos. Os estudantes mostraram a Lula o problema criado acerca dessa questão com a promulgação da medida provisória 2208, em 2001, durante o governo FHC, que desestruturou as entidades estudantis e permitiu o surgimento de fraudes e "fábricas de carteirinha" por todo Brasil.
Atualmente, a UNE e a UBES querem a elaboração de uma legislação federal para a meia-entrada. "Pedimos ao presidente a revogação da MP 2208", disse Lúcia. Segundo ela, o presidente Lula se comprometeu a analisar a questão com prioridade.

Artenius Daniel

Nenhum comentário: