sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Minha segunda opinião sobre a ocupação da Reitoria da UFPE pelos estudantes

A posse imediata do Reitor da UFPE deve ser negociada por todas as partes. O fechamento do acesso à Reitoria pelos estudantes no dia da cerimônia da posse foi uma demonstração clara de que o começo de uma argumentação autoritária por parte de setores dos ocupantes estava em marcha.
O movimento começou com uma posição contra o REUNI e passou para uma posição contra o Reitor. O debate sobre a reforma universitária, os problemas existentes na Universidade e o Reuni ocorreu em vários momentos na UFPE. Só não foi quem não quis.
A comunidade universitária espera que a posse do Professor Amaro Lins para o novo mandato ocorra o mais rápido possível. Não podemos aceitar que alguns setores da Universidade aproveitem da situação para se promoverem.
O engraçado de tudo é que as questões locais por alguns setores dos estudantes são puxadas apenas agora, pois uma possível eleição para a reativação do DCE está em marcha. Quantos estudantes compareceram ao debate com os candidatos a Reitor da UFPE há apenas cinco meses atrás? Qual o motivo do súbito interesse pelos assuntos da UFPE no momento atual?
Qual o debate que as alguns estudantes promoveram quando ocuparam cargos?
A ocupação da Reitoria deve ser um ponto de partida para estimular um debate de todos os setores da universidade, mas não deve ser um argumento para tirar o direito do percentual extremamente significado de membros da comunidade universitária que escolheram o Professor Amaro Lins para continuar no seu cargo pelos próximos quatro anos. É bom que revejam a estratégia adotada na última semana, porque senão o apoio a vocês serão drasticamente reduzidos.

Nenhum comentário: