segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Estudantes são presos em desocupação de reitoria na Bahia

16/11/2007 - 10h07
Estudantes são presos em desocupação de reitoria na Bahia

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u346100.shtml
JOSÉ EDUARDO RONDON

da Agência Folha
Quatro estudantes foram presos pela Polícia Federal na manhã de ontem durante desocupação da reitoria da UFBA (Universidade Federal da Bahia), em Salvador.
Alunos afirmaram ter sido agredidos por policiais na ação. A PF negou. Disse que houve resistência, por parte dos estudantes, ao cumprimento da ordem judicial de desocupação.
No início da manhã, cerca de 30 policiais federais chegaram à reitoria após a Justiça Federal determinar a saída dos universitários. O prédio havia sido invadido no início de outubro.
"Eles chegaram acordando todo mundo, mandando todo mundo sair. Estávamos assustados, arrumando as coisas e começamos a ser presos. Eles levaram quatro pessoas detidas, bateram no resto, usaram spray de pimenta, enforcaram", disse Gabriel Oliveira, coordenador-geral do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UFBA. Cerca de 40 estudantes estavam no prédio no momento da chegada da PF.
Oliveira, estudante de história, foi um dos quatro universitários presos na operação. Todos foram liberados ainda na tarde de ontem, após exame de corpo de delito.
Segundo a PF, por meio da assessoria de imprensa, apenas os quatro estudantes que resistiram a deixar o prédio foram algemados e não houve agressão. A PF informou ainda que toda a ação de desocupação foi filmada e que houve uso de spray de pimenta apenas fora do prédio, para fazer com que estudantes saíssem da frente de carros usados na operação.
Os estudantes que invadiram a reitoria são contra a adesão da universidade ao Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), do governo federal.
A invasão teve como motivo inicial uma "reivindicação emergencial [reparo de um vazamento de gás em uma cozinha da universidade], além de reiteração da pauta local de assistência estudantil", informou a universidade em seu site.
O reitor da UFBA, Naomar de Almeida Filho, disse que está prevista para hoje uma vistoria na reitoria para o levantamento de possíveis estragos ocorridos durante a permanência dos estudantes no prédio.
UFPE e UFPR
Em Recife, estudantes desocuparam pacificamente anteontem a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). O prédio tinha sido invadido havia 22 dias.
Os estudantes que haviam invadido, há 28 dias, o prédio da reitoria da UFPR (Universidade Federal do Paraná), em Curitiba, também aceitaram deixar o local anteontem. A liberação do edifício, que concentra toda a parte administrativa da UFPR, foi negociada com o comando da instituição.
As duas invasões também protestavam contra a adesão das universidades ao Reuni.
Colaboraram FÁBIO GUIBU, da Agência Folha, em Recife, e DIMITRI DO VALLE, da Agência Folha, em Curitiba.

Nenhum comentário: