Meus comentários:
A proposta da Chapa 1 (Enivaldo e Eliane) inicialmente me seduziu, pois ali estão enumerados vários pontos que parecem identificar os caminhos para a constituição de um Centro de Filosofia e Ciências Humanas que dê oportunidades para que os seus membros (Professores, Estudantes e Funcionários) possam colocar todo o seu potencial a serviço de um projeto educacional ou científico. Mas é preciso discutir ponto a ponto com toda a nossa comunidade.
Outra questão que merece destaque é a presença da Professora Eliane da Fonte na administração do CFCH/UFPE para os próximos 4 anos. Durante todo o período em que tive a oportunidade de conhecer o trabalho da Professora ou administradora pública Eliane da Fonte, o mais visível foi sua incrível capacidade de trabalho, além da persistência para buscar alcançar aquilo que acredita. Creio na sua capacidade de aglutinar pessoas para forjar um projeto acadêmico satisfatório às necessidades da sociedade brasileira, pois uma das suas características é a de sempre buscar a união de todos em torno de uma causa coletiva.
Percebi na condição de representante dos estudantes do Mestrado no Colegiado do PPGS, que a Professora Eliane da Fonte não apenas ouve os estudantes, mas também trava uma luta incessante para que as suas reivindicações sejam efetivamente atendidas.
ELEIÇÃO PARA DIREÇÃO DO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - UFPE
PROPOSTA DE TRABALHO DA CHAPA I
“RENOVAR PARA MUDAR”
DIRETOR: ENIVALDO CARVALHO DA ROCHA
VICE-DIRETORA: ELIANE MARIA MONTEIRO DA FONTE
FONTE: www.renovarparamudar.com
Tendo em vista o processo eleitoral para os cargos de diretor e vice-diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE, apresentamos abaixo um conjunto primário de idéias para compor o Plano de Atividades durante o exercício 2008 a 2012. O nosso objetivo maior é criar alternativas para o fortalecimento acadêmico, implementar uma gestão moderna e melhoria na qualidade de vida daqueles que estudam e trabalham no CFCH.
1. ADMINISTRAÇÃO (transparência da gestão como pontos balizadores da ação administrativa)
a) Elaboração de um plano estratégico da gestão, que inclua as atividades dos departamentos e secretarias dos cursos de graduação e pós-graduação; b) criação de comissão para acompanhamento das principais demandas dos funcionários e alunos do CFCH, com realização de reuniões periódicas com seus representantes; c) incentivar a qualificação e participação de servidores junto ao poder decisório do Centro; d) criação de uma homepage do CFCH para dar maior visibilidade as nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
2. INFRA-ESTRUTURA (melhoria dos recursos técnico-operacionais, visando maior desenvolvimento das atividades acadêmicas)
a) Desenvolvimento de políticas de incentivo a obtenção de recursos junto aos órgãos de financiamento FACEPE / FINEP e outros órgãos competentes, visando fortalecer os insumos necessários à produção científica; b) criação de cantinas em alguns andares (visando valores populares); c) ação junto às empresas de ônibus visando uma adequação aos horários noturnos, proporcionando tranqüilidade no encerramento do expediente para alunos, professores e funcionários; d) funcionamento dos laboratórios de informática nos três expedientes, desenvolvendo estratégias para aquisição de novos equipamentos e softwares; e) fortalecer a biblioteca setorial do CFCH; f) melhoria da infra-estrutura de apoio à pesquisa e aumento do número de bolsas através de ações junto a FACEPE; g) modernização dos elevadores antigos, aquisição do novo elevador e contratação de funcionários para melhor funcionamento dos elevadores, principalmente à noite; h) Área física - melhoria da fachada do prédio; melhoria das salas de aula e dos banheiros, requalificação dos estacionamentos e expansão da área física para o funcionamento do Ciclo Geral da Área I.
3. GRADUAÇÃO (inserção do corpo discente num campo mais abrangente de atividade universitária visando fortalecer as atividades de formação acadêmica e científica dos graduandos)
a) Melhoria dos laboratórios de informática; b) aumento de vagas para professor, com contratação de docentes via concurso; c) modernização dos currículos; d) apoio às ações do PET; e) reuniões periódicas com os coordenadores de graduação; f) melhoria das secretarias de curso com contratação de novos funcionários e criação de novos guichês de atendimento para alunos do curso noturno; g) construção de espaços (físicos e sociais) de convivência; h) estimular o aumento do número de bolsistas PIBIC, PET e monitores da graduação.
4. PÓS-GRADUAÇÃO (aplicação de políticas institucionais para fortalecer os programas de pós-graduação, incentivando a produção científica de acordo com as normas estipuladas pelo CNPQ e CAPES)
a) criação de uma escolaridade setorial com infra-estrutura e pessoal capacitado, através de tecnologias modernas, visando agilizar os procedimentos administrativos e burocráticos das Pós-graduações; b) apoiar os programas de Pós-Graduação na elaboração dos relatórios anuais; c) melhoria das salas de aula, salas de estudos e laboratórios de informática, com aquisição de computadores e softwares; d) incentivar e apoiar projetos para obtenção de recursos para aquisição de títulos e periódicos; e) incentivar a participação de docentes e alunos em eventos científicos, bem como apoiar iniciativas dos docentes e discentes na organização de eventos científicos; f) aumento das vagas de professor visitantes; g) incentivar convênios com instituições internacionais e nacionais; h) centralizar as atividades de editoração das revistas acadêmicas do centro, no sentido de melhoria da qualidade e redução dos custos envolvidos.
5. SEGURANÇA (Melhorar a estrutura da segurança através da prevenção e qualificação do pessoal, fazendo parcerias com órgãos responsáveis pela segurança do Campus).
a) aumento e treinamento permanente do pessoal responsável pela segurança; b) iluminação dos diversos setores e espaços intra e extra-CFCH; c) melhoria infra-estrutural do estacionamento com mais iluminação e controle; d) vigilância intensiva nas dependências do CFCH, com maior controle de entrada e saída e realização de rondas noturnas mais freqüentes; e) implementar recursos modernos de vigilância, como câmeras em pontos estratégicos (externa ao prédio e nos corredores).
6. Estatuto (a criação de um estatuto visando criar regras claras para o convívio democrático nas dependências do CFCH)
Convocar reunião com todos os departamentos que fazem parte do Centro para instituir uma comissão responsável pela elaboração do Regimento Interno do CFCH, tendo como base o Regimento e Estatuto da UFPE, com amplo debate entre a comunidade do CFCH.
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário