sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Ocupação de alunos adia posse do reitor da UFPE

Bloqueio
Ocupação de alunos adia posse do reitor da UFPE
Publicado em 31.10.2007, às 11h34
Do JC OnLine

Com informações de Margarida Azevedo, de Cidades/ JC

A reitoria da Universidade Federal de Pernambuco amanheceu bloqueada por dezenas de estudantes que protestam contra o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Por causa disso, foi adiada a solenidade de recondução dos professores Amaro Henrique Pessoa Lins e Gilson Edmar Gonçalves e Silva aos cargos de reitor e vice-reitor da UFPE que seria realizada na tarde desta quarta-feira (31), a partir das 16h, no Teatro da UFPE. Mais de 100 manifestantes, de acordo com um deles, estão dentro do prédio da reitoria e não permitiram a entrada de nenhum funcionário. Os alunos do Movimento de Ocupação da UFPE, que ocupam a reitoria desde a manhã da última sexta-feira (26), são contra os aumentos do número de vagas e da taxa de aprovação previstos pelo Reuni. Manifestações contra o projeto já aconteceram em outras cinco cidades do País.
O pretesto vai continuar "até a revogação do Reuni e a realização de um plebiscito com toda a comunidade acadêmica da UFPE", disse um dos integrantes. Um espantalho vestido de roupa preta segurando uma placa com a sigla "Reuni" foi colocado na frente do prédio como símbolo da manifestação.
Segundo a assessoria de imprensa da UFPE, "o grupo quebrou um acordo feito com o reitor de que não fecharia o prédio da administração central". Devido à ocupação, Amaro Lins decidou suspender sua posse e a do vice-reitor para "evitar constrangimento aos convidados". Ainda não há data definida para a cerimônia.PROJETO - Aprovado na tarde da sexta (26) com 23 votos a favor, dois contra e uma abstenção, o projeto prevê a ampliação de vagas e a criação de novos cursos. A Universidade Federal defende que o Reuni possibilita a ampliação do quadro de professores e vai proporcionar três mil bolsas estudantis, além de reformas. Os estudantes, por outro lado, acreditam que o projeto quer aumentar a taxa de aprovação e a quantidade de alunos na universidade, em detrimento à qualidade do ensino.

Nenhum comentário: