quarta-feira, 15 de abril de 2009

Livro recorda a vida do estudante Jonas Albuquerque, uma das primeiras vítimas da Ditadura

FONTE: http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=2352

14/04/2009
Ditadura militar
Livro recorda a vida do estudante Jonas Albuquerque, uma das primeiras vítimas da Ditadura em Pernambuco
Thayana de Oliveira

Buscando preencher uma lacuna na História do Brasil, sobretudo na História Pernambucana, o livro Jonas! Presente... Agora e Sempre! relembra a história dos estudantes Jonas José de Albuquerque Barros e Ivan da Rocha Aguiar, as primeiras vítimas da Ditadura Militar em Pernambuco.
Com fotos e recortes de jornais, o livro resgata o 1º de abril de 1964 em Recife, dia em que os jovens estavam reunidos com demais estudantes na antiga Escola de Engenharia, onde hoje funciona o tradicional Ginásio Pernambucano, escola em que Jonas estudava e era Presidente do Grêmio. Depois de serem expulsos de lá pelos militares os estudantes saíram em passeata contra o Golpe e a prisão do Governador Miguel Arraes. Durante a manifestação se depararam com um pelotão do Exército que atirou e matou Jonas e Ivan.Escrito pela irmã de Jonas, Marisa Barros, e editado pela
Companhia Editora de Pernambuco – CEPE, o livro foi lançado no dia em que se completou 45 anos do Golpe Militar, na sede do Governo do Estado. O cenário já era motivo de emoção, já que fora ali que Arraes foi preso pelos militares e era para lá que se dirigia a passeata liderada pelos dois estudantes.Recheado de depoimentos emocionantes de coetâneos de Jonas, além de algumas de suas poesias, o livro é um importante documento que pode e deve ser trabalhado nas escolas, principalmente nas aulas de História. Sem sombra de dúvidas a oportunidade de conhecer um momento da nossa História tão bem retratado por Marisa é uma contribuição valiosa para o resgate da memória política do Brasil. Esse é um livro, como definiu o escritor Raimundo Carrero, “para a alma”.BARROS, Marisa. Jonas! Presente... Agora e Sempre! Recife: Companhia Editora de Pernambuco, 2009.
Thayana de Oliveira Santos é graduanda em História pela Universidade Federal de Pernambuco

Nenhum comentário: