fonte: http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=5459&bd=2&pg=1&lg=
Notícias
Os pesquisadores mais quentes de 2008
Chinês radicado nos EUA lidera lista de cientistas que publicaram mais artigos científicos de alto impacto, os hot papers
Edição Online - 17/03/2009
Pesquisa FAPESP -
© The Gordon Life Sciences Institute
Kuo-Chen Chou: número um da lista, com 17 artigos de alto impacto
O site Science Watch, da Thomson Reuters, divulgou o ranking dos treze cientistas que mais produziram artigos científicos de alto impacto, os chamados hot papers, no período 2007-2008. A lista é encabeçada por Kuo-Chen Chou, que trabalha no Gordon Life Sciences Institute, de San Diego (EUA), e é professor da Shanghai Jiao Tong University. Pesquisador da área de bioquímica/bioinformática, com ênfase no estudo de ferramentas de sequenciamento genético que ajudam a prever a localização de proteínas, Chou emplacou 17 artigos em revistas indexadas pela base de dados Web of Science que foram rotulados de "quentes". Um de seus colaboradores, Hong-Bin Shen, da Shanghai Jiao Tong University, também aparece na lista, com 13 hot papers.
Um trabalho é considerado um hot paper quando, menos de dois anos depois de ter sido publicado, atinge um índice de citações em revistas científicas muito superior ao apresentado por artigos contemporâneos da mesma área.
No segundo lugar do ranking, figura o alemão Rudolf Jaenisch, do Massachusets Institute of Technology (MIT), com 13 hot papers na área de bioquímica, a maioria sobre como reprogramar fibroblastos para que esse tipo de célula exiba propriedades semelhantes às das células-tronco embrionárias. Também com 13 hot papers, aparece o russo Konstantin Novoselov, da Universidade de Manchester (Inglaterra), um dos descobridores do grafeno, um ínfimo filme formado exclusivamente de átomos de carbono arranjados em forma hexagonal. Outro descobridor desse novo material, Andre K. Geim, mais um russo da Universidade de Manchester, ostenta 12 hot papers.
Do ranking, também constam o matemático chinês Ji-Huan He, da Donghua University, e o alemão Benjamin List, do Max Planck Institute for Coal Research, ambos com 10 artigos de alto impacto. Seis pesquisadores completam o levantamento, todos com 9 trabalhos de grande repercussão: Salim Yusuf, da McMaster University (Canadá), da área de cardiologia/epidemiologia; o especialista em ciências do espaço, Donald P. Scheider, da Pennsylvania State University; Zhong Lin Wang, do Georgia Institute of Technology, expert em novos materiais; os neurocientistas Virginia M. -Y. Lee (a única mulher da lista) e John Q. Trojanowski, ambos da University of Pennsylvania; e físico Hiroaki Ohnishi, Riken Nishina Center, do Japão.
Física domina lista dos artigos mais citados - O levantamento da Thomson Reuters divulgou ainda os papers de 2008 que receberam mais citações. O destaque ficou com artigos da área de ciências físicas, sobretudo aqueles que versavam sobre supercondutores baseados no elemento ferro. O primeiro, quinto, sexto e sétimo lugares do ranking foram ocupados por papers sobre esse tema. O topo da lista coube ao artigo "Iron-Based Layered Superconductor La[O1-xFx]FeAs (x = 0.05−0.12) with Tc = 26 K", publicado no Journal of the American Chemical Society em março de 2008 por Yoichi Kamihara e colegas do Tokyo Institute of Technology. O trabalho obteve 249 citações. Artigos de física teórica, em especial sobre a teoria das cordas, também apresentaram bom desempenho no ranking. As posições de número 9, 12, 29, 34, 35 e 40 foram ocupadas por artigos dessa área. Dos 42 papers mais citados, 12 vieram do New England Journal of Medicine, revista da área médica que nos últimos anos tem se destacado nesse quesito
Nenhum comentário:
Postar um comentário