sexta-feira, 27 de março de 2009

FONTE: LISTAS


Todos às ruas!
30 de março é dia de luta contra as demissões e por estabilidade no emprego



- Contra as demissões, medida provisória emergencial que garanta estabilidade no emprego!

- Redução da jornada de trabalho sem redução de salários e direitos! - Saúde, Moradia e Educação!

- Em defesa dos serviços públicos e dos servidores!

- Reestatização da Embraer!

- Todo apoio à greve dos petroleiros!

No dia 30 de março vamos as ruas lutar contra as demissões que vem ocorrendo no país. A Conlutas, a Intersindical, CTB, UGT, CGTB, CUT, Força Sindical e Nova Central e outras entidades sindicais e populares, entre elas, o MST, convocam os trabalhadores e a população para uma grande jornada de mobilização nesta data. Será um dia de protestos, manifestações e paralisações no local de trabalho.

Os trabalhadores não devem pagar pela crise

O governo Lula e os governos estaduais, os patrões e a grande imprensa insistem em dizer que a crise é passageira e o Brasil é o país mais preparado para enfrentá-la. Tudo mentira!

A crise econômica avança e exige medidas de proteção ao emprego e aos direitos dos trabalhadores.

Na verdade, essa crise é a mais grave dos últimos 80 anos. As grandes economias do planeta estão afetadas: Estados Unidos, Japão, China e Europa. No Brasil, já temos quase 1 milhão de trabalhadores desempregados desde o início da crise.

É uma crise mundial e de todo o sistema capitalista, fruto da ganância dos patrões por lucros cada vez maiores e do fato de que nessa sociedade só se produz para o lucro e não para a necessidade das pessoas. As empresas que lucraram como nunca nos últimos anos, e não dividiram seus lucros, agora não tem como manter os mesmos lucros do passado, por isso, preferem fechar as portas e demitir. É o caso da Vale, Fiat, GM, Embraer e tantas outras.

Quem fez a crise foram os patrões e agora querem que os trabalhadores paguem a conta. Isto é um absurdo!

Governo Lula ajuda os ricos

O governo Lula deve parar de entregar dinheiro aos empresários. Até agora já foram mais de R$ 300 bilhões em recursos públicos destinados aos bancos, às montadoras e aos grandes empresários. Entretanto, eles estão usando esse dinheiro e demitindo os funcionários.

Defender emprego e salário

O que o governo Lula deve fazer é ajudar os trabalhadores e editar uma medida provisória emergencial garantindo a estabilidade no emprego para todos. Se teve dinheiro para comprar banco, pode e deve estatizar as empresas que demitirem. Vamos exigir a reintegração dos trabalhadores da Embraer e a reestatização da empresa sob controle dos trabalhadores. Os bancos também devem ser estatizados e colocados a serviço do fomento da produção, do crédito agrícola e da construção de casas populares, sob o controle da população e com juros subsidiados.

Queremos que o Congresso Nacional aprove a redução da jornada de trabalho sem redução dos salários e sem banco de horas. Vamos garantir a manutenção de todos os direitos trabalhistas e sociais.

Ao invés de dar dinheiro para banqueiros e grandes empresários, o governo Lula deve direcionar esses recursos para a saúde, educação, moradia popular, recomposição das aposentadorias e ampliação dos valores do seguro-desemprego. Realizar um grande plano de obras públicas para gerar emprego e melhorar a vida das pessoas..

Vamos exigir dos governos estaduais e municipais políticas concretas de proteção ao trabalhador: suspensão da cobrança das tarifas de energia, luz, gás, água e IPTU para os desempregados; suspensão do pagamento da dívida interna E plano de obras e empregos nos estados; reforma agrária e passe livre nos ônibus e no metrô para os desempregados.

A unidade entre as centrais deve continuar e exigir a estabilidade no emprego

É importante que todas as centrais sindicais estejam realizando um dia nacional de lutas, o 30 de março, no Brasil contra as demissões. Mas, fazemos um chamado para que essa unidade não pare por aí. Essa luta precisa continuar, fortalecida e unificada. Por isso, a Conlutas conclama às centrais para que rompam os laços que têm com o governo e somem-se à construção de um amplo processo de mobilização nacional na defesa do emprego, salário, direitos dos trabalhadores e de condições dignas de vida para o povo pobre deste país.

É preciso que as centrais sindicais, junto com a Conlutas, exijam do governo Lula a única medida que pode por fim às demissões: uma Medida Provisória Emergencial assegurando a Estabilidade no Emprego.

Por isso, além de 30 de março, é preciso avançar em um calendário de lutas. É necessário marcar uma data de paralisação nacional contra as demissões.
Participe das manifestações em sua cidade!

O ato nacional vai ocorrer na avenida Paulista, em São Paulo, com concentração em frente à Fiesp, às 10h.

Nas outras cidades é preciso que as manifestações, protestos ou paralisações em locais de trabalho sejam organizadas e divulgadas desde já.

Além de uma grande manifestação nacional, o dia 30 de março tem de servir para fortalecer as lutas que estão ocorrendo. A campanha pela reestatização da Embraer, a greve nacional dos petroleiros, a campanha salarial dos servidores públicos federais, a mobilização dos trabalhadores dos Correios que podem entrar em greve dia 1 de abril e muitas outras.

Todos às ruas. A hora de reagir é agora!

NO CARIRI: Ato em frente a SINGER, concentração a partir das 16h.
Entidades que convocam: CONLUTAS, CONLUTE, CA Física-URCA, CA Ed. Física-URCA, Coletivo Independência e Luta-História/ URCA, Base dos ACS, P@JE, Coletivo da Luta não me Retiro-Direito/ URCA, Associação dos Moradores da Batateira/ Casa de Sementes Senhor dos Exércitos, NETED, SINDURCA/ANDES, SINDSMCRATO, SINASEFE, Conselho da Mulher, CCDS, FETANCE, Casa dos Estudantes, UEC, PSTU, PSOL, PTC-Crato.

Saudações COM LUTAS!
Jordanna Monteiro
CONLUTE/CONLUTAS- Cariri
Congresso Nacional de Estudantes, pela ReOrganização do Movimento Estudantil, já!
"A única luta que se perde é a qu

Nenhum comentário: