segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Lula, Tiradentes e o Movimento Estudantil







O Presidente Lula já citou Tiradentes em três discursos, geralmente se referindo a ele como o único herói brasileiro conhecido. É bom dizer que, bem antes de se tornar Presidente da República, Lula participou ativamente das comemorações do 21 de abril. Inclusive, na última foto com um cigarrinho em mãos, poucos meses de se tornar Presidente da República, Lula foi a Ouro Preto para mais uma vez "festejar" o dia de Tiradentes. O engraçado foi ele sair abraçado com Hélio Costa (o político com biografia mais obscura no nosso País), Newton Cardoso (um dos homens mais corruptos do Brasil), Itamar Franco (o vice de Collor) e outros. Tal grupo entrou na Praça Tiradentes ao som de "Pra não dizer que não falei das flores". A foto do meio é de 1989, quando o PT montou um comitê da campanha presidencial de Lula em uma das repúblicas estudantis da cidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, boa tarde.
Gostaria de ter seu endereço de e-mail para lhe endereçar alguns questionamentos. Sou mestrando em teoria das organizações pela UFMG e estou escrevendo uma dissertação sobre o movimento estudantil, gostaria de saber se poderíamos manter contato, e se sim, qual o seu e-mail.
grato desde já.

Anônimo disse...

Complementando o post anterior, a maior contribuição seria com a indicação de bibliografia relevante à respeito do tema. Ela existe dispersa no seu site e creio que talvez você possa me indicar (e mesmo enviar, as que estiverem em formato eletrônico) algumas que considere relevantes.
Me interessa, principalmente, as divisões políticas e os diferentes projetos encampados por diferentes correntes no interior do movimento estudantil.

Muito Obrigado