12/10
17h - Estréia de abertura do Seminário - Encenação
Local: Teatro União e Olho Vivo
A lenda de Sepé Tiaraju por César Vieira (Teatro União e Olho Vivo)O Teatro Popular União e Olho Vivo completou, no dia 27 de fevereiro de 2008, 42 anos de resistência. É um dos mais antigos grupos de teatro do Brasil. Seu objetivo principal é a troca permanente de experiências culturais com as comunidades carentes da Grande São Paulo. Nessas mais de quatro décadas desenvolveu um fértil trabalho, reconhecido nacional e internacionalmente, em defesa e em prol do desenvolvimento do Teatro Popular. Nesse sentido o objetivo é apresentar ao público do Seminário um grupo teatral que atuou e resistiu durante o ano de 1968.
13/10
14h - Abertura
Profa. Dra. Suely Vilela - Reitora da USP
Carlos Henrique de Brito Cruz - Diretor Científico da Fapesp
Prof. Dr. Ruy Alberto Corrêa Altafim - Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP
Representante da Revista Fapesp
Profa. Dra. Mayana Zatz - Pró-Reitoria de Pesquisa da USP
Prof. Dr. Armando Corbani Ferraz - Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP
Prof. Dr. Luiz Augusto Milanesi - Diretor da Escola de Comunicações e Artes
Prof. Dr. Amílcar Zani Netto - Presidente da Comissão de Pesquisa da ECA/USP
Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa - Coordenadora do Projeto Temático A Cena Paulista e do Arquivo Miroel Silveira
Olga Mendonça - Diretora da Biblioteca da ECA/USP
15h - Conferência de Abertura
Profa. Dra. Iná Camargo Costa (FFLCH - USP)
16h - Lançamento de livros e Coffee Break
Maria Cristina Castilho Costa (org.) Censura, repressão e resistência no teatro brasileiro. São Paulo: Annablume, 2008.
Mayra Rodrigues Gomes. Palavras Proibidas. Pressupostos e subentendidos na censura a peças teatrais. São José dos Campos: BlueCom, 2008.
Roseli Figaro (coord.) et alli. Na cena paulista, o teatro amador. Circuito alternativo e popular de cultura (1927-1945). São Paulo: Fapesp/Ícone, 2008.
14/10
10h30 - Vídeo-Conferência com Portugal e França
O objetivo dessa vídeo-conferência é promover o debate sobre a questão da censura ao teatro comparando sua aplicação no Brasil, Portugal e França.
14h - Sessão 1 - Roda Viva
O objetivo desta mesa-redonda é tratar da conjuntura social, política e cultural de 1968, destacando, entre outros aspectos, os fatores que levaram ao acirramento da censura e à decretação do AI-5. Coordenação:Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa (CCA- ECA/USP)Convidados:
César Vieira (diretor do Teatro União e Olho Vivo)
Profa. Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda (FFLCH/USP)
Sérgio Salvia Coelho (crítico teatral do jornal Folha de S. Paulo)
Valmir Santos (crítico teatral do jornal Folha de S. Paulo)
Prof. Dr. Sérgio de Carvalho (CAC - ECA/USP)
16h00 - Coffee break
16h30 - Sessão 2 - Esta noite falamos de medo
Esta mesa visa discutir o impacto da censura sobre a produção teatral no âmbito das transformações comportamentais e das propostas estéticas presentes no campo cultural paulista em 1968. Coordenação:Prof. Dr. Marco Antônio Guerra (CCA - ECA/USP)Convidados:
Nydia Licia (atriz)
Prof. Dr. Carlos Fico (História - UFRJ)
Maria Thereza Vargas (Escritora)
Renata Pallottini (autora)
20h00 - Encenação: O Crime da Cabra
Peça de 1964 O crime da cabra em resumo trata da história de Deolino, Filinto e uma cabra. A peça, cujo tema central é a questão da propriedade privada, problematiza a venda de uma cabra que come o dinheiro de sua venda. A questão central é: quem é o dono da cabra? De quem era o dinheiro? Essa e outras questões são abordadas nessa peça de autoria de Renata Pallottini que integra o acervo do Arquivo Miroel Silveira.
15/10
14h - Sessão 3 - O filho do cão
As tensões sociais da década serão discutidas nesta mesa redonda, que tem por objetivo debater as representações sociais no teatro paulista de 1968. Coordenação:Profa. Dra. Roseli Figaro Paulino (CAC - ECA/USP) Convidados:
Prof. Dr. Francisco Alambert (FFLCH - USP)
José Renato Pécora (Diretor teatral)
Prof. Dr. Ferdinando Martins (AMS - ECA/USP)
Prof. Dr. João Quartim de Moraes (Unicamp)
16h00 - Coffee break
16h30 - Sessão 4 - Bang Bang
A relação entre os meios de comunicação de massa e a produção teatral e o intercâmbio de linguagens e propostas é o tema desta mesa-redonda. Coordenação:Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes (CJE - ECA/USP)Convidados:
Chico de Assis (Autor e ator)
Jefferson Del Rios (crítico teatral)
Prof. Dr. Marcelo Ridenti (Unicamp)
Prof. Dr. José Eduardo Vendramini (CAC - ECA/USP)
18h30 - Encerramento
Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa (CCA - ECA/USP)
Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes (CJE - ECA/USP)
Profa. Dra. Roseli Aparecida Figaro Paulino (CCA - ECA/USP)
17h - Estréia de abertura do Seminário - Encenação
Local: Teatro União e Olho Vivo
A lenda de Sepé Tiaraju por César Vieira (Teatro União e Olho Vivo)O Teatro Popular União e Olho Vivo completou, no dia 27 de fevereiro de 2008, 42 anos de resistência. É um dos mais antigos grupos de teatro do Brasil. Seu objetivo principal é a troca permanente de experiências culturais com as comunidades carentes da Grande São Paulo. Nessas mais de quatro décadas desenvolveu um fértil trabalho, reconhecido nacional e internacionalmente, em defesa e em prol do desenvolvimento do Teatro Popular. Nesse sentido o objetivo é apresentar ao público do Seminário um grupo teatral que atuou e resistiu durante o ano de 1968.
13/10
14h - Abertura
Profa. Dra. Suely Vilela - Reitora da USP
Carlos Henrique de Brito Cruz - Diretor Científico da Fapesp
Prof. Dr. Ruy Alberto Corrêa Altafim - Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP
Representante da Revista Fapesp
Profa. Dra. Mayana Zatz - Pró-Reitoria de Pesquisa da USP
Prof. Dr. Armando Corbani Ferraz - Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP
Prof. Dr. Luiz Augusto Milanesi - Diretor da Escola de Comunicações e Artes
Prof. Dr. Amílcar Zani Netto - Presidente da Comissão de Pesquisa da ECA/USP
Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa - Coordenadora do Projeto Temático A Cena Paulista e do Arquivo Miroel Silveira
Olga Mendonça - Diretora da Biblioteca da ECA/USP
15h - Conferência de Abertura
Profa. Dra. Iná Camargo Costa (FFLCH - USP)
16h - Lançamento de livros e Coffee Break
Maria Cristina Castilho Costa (org.) Censura, repressão e resistência no teatro brasileiro. São Paulo: Annablume, 2008.
Mayra Rodrigues Gomes. Palavras Proibidas. Pressupostos e subentendidos na censura a peças teatrais. São José dos Campos: BlueCom, 2008.
Roseli Figaro (coord.) et alli. Na cena paulista, o teatro amador. Circuito alternativo e popular de cultura (1927-1945). São Paulo: Fapesp/Ícone, 2008.
14/10
10h30 - Vídeo-Conferência com Portugal e França
O objetivo dessa vídeo-conferência é promover o debate sobre a questão da censura ao teatro comparando sua aplicação no Brasil, Portugal e França.
14h - Sessão 1 - Roda Viva
O objetivo desta mesa-redonda é tratar da conjuntura social, política e cultural de 1968, destacando, entre outros aspectos, os fatores que levaram ao acirramento da censura e à decretação do AI-5. Coordenação:Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa (CCA- ECA/USP)Convidados:
César Vieira (diretor do Teatro União e Olho Vivo)
Profa. Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda (FFLCH/USP)
Sérgio Salvia Coelho (crítico teatral do jornal Folha de S. Paulo)
Valmir Santos (crítico teatral do jornal Folha de S. Paulo)
Prof. Dr. Sérgio de Carvalho (CAC - ECA/USP)
16h00 - Coffee break
16h30 - Sessão 2 - Esta noite falamos de medo
Esta mesa visa discutir o impacto da censura sobre a produção teatral no âmbito das transformações comportamentais e das propostas estéticas presentes no campo cultural paulista em 1968. Coordenação:Prof. Dr. Marco Antônio Guerra (CCA - ECA/USP)Convidados:
Nydia Licia (atriz)
Prof. Dr. Carlos Fico (História - UFRJ)
Maria Thereza Vargas (Escritora)
Renata Pallottini (autora)
20h00 - Encenação: O Crime da Cabra
Peça de 1964 O crime da cabra em resumo trata da história de Deolino, Filinto e uma cabra. A peça, cujo tema central é a questão da propriedade privada, problematiza a venda de uma cabra que come o dinheiro de sua venda. A questão central é: quem é o dono da cabra? De quem era o dinheiro? Essa e outras questões são abordadas nessa peça de autoria de Renata Pallottini que integra o acervo do Arquivo Miroel Silveira.
15/10
14h - Sessão 3 - O filho do cão
As tensões sociais da década serão discutidas nesta mesa redonda, que tem por objetivo debater as representações sociais no teatro paulista de 1968. Coordenação:Profa. Dra. Roseli Figaro Paulino (CAC - ECA/USP) Convidados:
Prof. Dr. Francisco Alambert (FFLCH - USP)
José Renato Pécora (Diretor teatral)
Prof. Dr. Ferdinando Martins (AMS - ECA/USP)
Prof. Dr. João Quartim de Moraes (Unicamp)
16h00 - Coffee break
16h30 - Sessão 4 - Bang Bang
A relação entre os meios de comunicação de massa e a produção teatral e o intercâmbio de linguagens e propostas é o tema desta mesa-redonda. Coordenação:Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes (CJE - ECA/USP)Convidados:
Chico de Assis (Autor e ator)
Jefferson Del Rios (crítico teatral)
Prof. Dr. Marcelo Ridenti (Unicamp)
Prof. Dr. José Eduardo Vendramini (CAC - ECA/USP)
18h30 - Encerramento
Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa (CCA - ECA/USP)
Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes (CJE - ECA/USP)
Profa. Dra. Roseli Aparecida Figaro Paulino (CCA - ECA/USP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário