sexta-feira, 5 de setembro de 2008

I Congresso de Estudantes da UFOP


FONTE:http://www.ufop.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3380&Itemid=196


I Congresso de Estudantes da UFOP

02-Set-2008
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFOP, Gestão "Atitude!", promove, no período de 10 a 12/09, o I Congresso de Estudantes da UFOP. O evento será realizado no Cine Vila Rica.
Na ocasião serão debatidas e encaminhadas questões políticas acadêmicas que o movimento estudantil deve executar durante um ano. A proposta é reformar o estatuto do DCE que está em vigor desde 1983. Além disso, debater sobre reforma universitária, movimento estudantil, Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), dentre outros.
O Congresso será realizado com a participação de delegados (dois membros para cada turma) a serem indicados por eleição em sala de aula. Os eleitos estarão aptos a votar desde que compareçam pelo menos em 75% das atividades (Painéis e Grupos de Trabalho). Ao término do evento receberão um certificado de participação equivalente à 30 (trinta) horas.
Mais informações pelo tel.: (31) 9286-5202.
Confira a programação:
10 de Setembro (Quarta-Feira)
09h – Credenciamento dos Delegados;
11h– Almoço;
13h – Abertura Oficial (Hino Nacional, Exibição de um Curta e Explanação da sistemática do Evento); 14h – Painel 1 – “Repensando o Movimento Estudantil – Passado, Presente e Futuro”;
Mesa: Prof. Ms. Otavio Luiz Machado (É graduado no curso de Bacharelado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência na área de História, com ênfase na história do movimento estudantil e na história da educação superior no Brasil).
15h20min – Intervalo para Lanche;
Lançamento do livro JUVENTUDE E MOVIMENTO ESTUDANTIL: ONTEM E HOJE. Organizadores: Luís Antonio Groppo, Michel Zaidan Filho e Otávio Luiz Machado
15h40min – Painel 2 – “História do Movimento Estudantil”;Mesa: Lincoln Ramos Viana (Diretor do D.A da Escola de Minas na gestão 1967/68, vivenciou a repressão às Repúblicas durante a Ditadura Militar sendo desligado pelo Decreto-Lei 477, exilado no Chile durante este período) 17h – Fim das Atividades.
11 de Setembro (Quinta-Feira) 09h – Painel 3 – “O Futuro da Universidade Pública e as reformas educacionais”;
Mesa: Prof. Dr. João Luiz Martins (Reitor da UFOP)
10h20min – Lanche; 10h40min – Painel 4 – “O Futuro da Universidade Pública e as reformas educacionais” (Contraponto);
Mesa: (a confirmar)
12h – Almoço;
14h – Início dos GT´s – Cada Grupo de Trabalho terá duração máxima de 3 horas, devendo existir 2 (dois) intermediadores em cada um (Presidente e Secretário); 17h – Término dos GT´s.
12 de Setembro (Sexta-Feira)
09h – Apresentação e votação das propostas retiradas nos Grupos de Trabalho;
12h – Almoço;
14h – Continuação das Apresentações e votações dos Grupos de Trabalho;
16h – Considerações Finais; 17h – Encerramento das Atividades e Entrega dos Certificados para quem obtiver 75% de presença nas atividades.
Atualizado em ( 02-Set-2008 )

Nenhum comentário: