terça-feira, 29 de abril de 2008

O importante papel do financiamento de uma entidade

FONTE: http://www.conlute.org.br/index.php/noticia/o-importante-papel-do-financiamento-de-uma-entidade/

O importante papel do financiamento de uma entidade
Postado em 23 de April de 2008 por Conlute -

Uma rápida passada no site da UNE é mais que suficiente para tirar conclusões profundas. A primeira matéria traz a chamada para um encontro de estudantes beneficiados pelo ProUni com o ministro da educação Fernando Haddad, ou seja, a UNE encabeça mais um ataque que o governo faz à Educação. Logo em seguida, podemos ver que o site é patrocinado nada menos do que pela Caixa, pelos Correios e pela Eletrobrás. E tudo isso num lindo site, com atualizações regulares e com certeza muitos acessos.
Já o site da Conlute traz em sua chamada um encontro de luta contra as mentiras do governo e não possui nenhum patrocínio (felizmente também tem um número de acessos grande). A matemática de toda essa equação é simples: a UNE não pode ser mais resgatada para a luta dos estudantes, a começar porque foi comprada pelo governo.
O debate sobre finanças é fundamental numa entidade de luta, ainda mais se tratando da enorme tarefa que a Conlute chama para si. Antes de tudo, é necessário que essa entidade cresça sobre fortes alicerces, para que tenha sempre fundos para ajudar na luta e que seja imune a todo o tipo de pressões, principalmente a econômica.
No último ano inúmeras entidades foram retomadas dos governistas pelos lutadores, e uma luta muito grande foi feita contra os ataques do governo. A Conlute teve papel fundamental nesse período. Milhares de panfletos foram feitos, enormes faixas e bandeiras estavam presentes nos principais atos, como em Brasília, o site passou a ter atualizações regulares e contribuiu bastante para o aporte político dos ativistas. Podia-se ver milhares de camisetas da Conlute nas ocupações de todo o Brasil.
Sem dinheiro para financiar os materiais, seria impossível que tudo isso tivesse acontecido. As principais contribuições – ao contrário da entidade que defende o governo – são conseguidas através de muito esforço, com venda de camisetas, rifas, contribuições de entidades, venda de materiais, etc. E não há recompensa maior do que ser livre para poder defender os seus pontos de vista.
Por isso um debate sério a respeito das finanças é fundamental. Queremos ter cada vez mais força na luta contra os duros ataques impostos pela UNE e pelo Governo, com cada vez mais e melhores materiais, com possibilidade de contribuir em eleições, ajudando em viagens, custeando materiais sindicais. Somente assim uma nova entidade nacional conseguirá dar grandes passos.
Que Fazer?
Todos os estudantes e lutadores que querem construir uma nova entidade nacional, que consiga dar resposta aos ataques que sofrem, devem parar e se perguntar como essa entidade será financiada. Se queremos de fato obter conquistas sólidas, não podemos ter os rabos presos com quem faz os ataques.
Por isso é preciso iniciar a discussão de financiamento com cada simpatizante e ativista da Conlute. Todas as entidades filiadas devem debater como podem aportar com a Coordenação de Lutas dos Estudantes. Os que não tem verbas para dividir com a entidade, podem organizar festas, cervejadas, eventos esportivos e culturais, rifar materiais, confeccionar e vender camisetas, ou mesmo mandar materiais que ajudem na confecção de bandeiras e camisetas, para que não seja preciso gastar fazendo novas. No ano passado, uma simples rifa, vendida a um real, conseguiu financiar 50 mil panfletos, que foram distribuídos onde quer que tenha havido luta.
Mesmo que a verba seja pouca, até mesmo simbólica, há um significado muito maior quando o ativista enxerga que seu esforço constrói de fato a sua entidade. Há uma ligação muito maior e um entendimento mais geral sobre o seu funcionamento. Se queremos uma entidade combativa e independente, é condição básica que paremos para discutir o seu financiamento. Fazendo essa lição de casa, é certo que derrotaremos o grande ataque que o governo está fazendo ao conjunto da Educação.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que blog realista. entro todo dia.

Anônimo disse...

http://markonzo.edu It is a very good thing, ashley furniture price [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536072]ashley furniture price[/url], whtihrw, allegiant air verdict [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536075]allegiant air verdict[/url], 84062, pressure washers info [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536078]pressure washers info[/url], 7690, dishnetwork blog [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536080]dishnetwork blog[/url], ivmbhrf, adt security preview [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536076]adt security preview[/url], swndpf,