sábado, 26 de abril de 2008

A reitoria tenta retirar a posse da sede central do DCE - UEL dos estudantes.

FONTE: Lista de e-mails
A reitoria tenta retirar a posse da sede central do DCE - UEL dos estudantes.

Carta do DCE ao público (resumida):
"Desde 1983 o DCE tem a posse de um imóvel no centro da cidade, utilizada como sede do diretório e nela se realizavam diversa atividades culturais, acadêmicas e políticas. Com relação a localização, na região central, o imóvel possiblita acesso de forma igualitária para os estudantes da região urbana, e destaca-se o fato de estar próximo ao campus do CCS, o de odontologia e da Casa do Estudante. Já no que concerne a estrutura do local, a presença de banheiro, cozinha, salas e salão, viabiliza o espaço necessário para a realização das diversas atividades as quais o DCE se propõe. Enquanto isso, a sede que existe no campus, conta apenas com uma sala de pequeno porte que não suporta qualquer atividade que exceda pequenas reuniões reuniões (cerca de menos de vinte pessoas). Além do que o campus principal da universidade situa-se distante do centro, dificultando o acesso, em especial nos fins de semana, quando o preço das passagens de trasnporte coletivo dobra, representando alto custo. O uso de mais de 20 anos do local criou um vínculo histórico dos estudantes com o espaço, que foi palco de atuação de muitas geraçõe de estudantes que defenderam a universidade pública e o ativismo dos estudantes em sua construção. Assim entendemos necessária a posse da sede pelos estudantes e consideramos lamentável a atitude da reitoria em desrespeitar a memória dos estudantes na conquista do espaço, em não informar a gestão atual do DCE que a posse do local seria findada, em não oferecer nenhum outro espaço de igual porte e localização central, desrespeitando o desgunado na carta de posse destinada ao DCE em 1983."
A Reitoria decidiu reclamar a posse do imóvel recorrendo unicamente À Justiça, passando por cima de todos mecanismos da Admnistrativos da Universidade e sem estabelecer nenhum diálogo com os estudantes.
Com a comunicação que a ordem de reitegração de posse seria cumprida hoje as 14 hs, nós, estudantes da UEL, decidimos não abandonar o prédio. O piquete se iniciou às 7 hs do dia 25/04.Por enquanto esperamos a resposta judicial ao nosso recurso para a manutençãoda posse e manteremos a utilização do espaço. Serão feitas atividades culturais abertas à comunidade acadêmica.
Recebemos apoio da ASSUEL, ADUEL e de membros do DCE da UEM que compareceram em na sede do nosso DCE.Pamela F. Alves BarbosaCoodenadora Regional Sul-2Gestão DENEM 2008pam_fernanda@ yahoo.com. br11-8424-840043-3324-6889

Nenhum comentário: