quinta-feira, 1 de maio de 2008

Nota Pública - Diretório Acadêmico de Medicina – DAMED -UFBA

FONTE: Lista de e-mails
Nota Pública
À imprensa e sociedade brasileira

As condições de infra-estrutura e ensino da FAMED-UFBA são semelhantes às encontradas em qualquer universidade federal brasileira, denunciadas há décadas pelos movimentos de professores, funcionários e estudantes. A nota obtida no ENADE (2 numa escala de 1 a 5) reflete a política do DAMED, em conjunto com a DENEM (Executiva de curso de medicina) de boicote à prova. Boicotamos o PROVÃO, boicotamos o ENADE em 2004 e 2007, sempre obtendo baixas notas. Após estudo exaustivo, consideramos esse sistema avaliativo inadequado, por seu caráter rankeador, por não separar públicas de privadas e pelo seu caráter pontual e punitivo. E agora, considerando as baixas notas das 4 federais, o Governo vai auxiliar de que maneira?
As declarações feitas pelo Coordenador de curso Antônio Natalino Dantas de que o baixo desempenho da faculdade está relacionado ao sistema de cotas da UFBA e ao baixo QI dos baianos embasam-se nas idéias de "contaminação" racial, determinismo genético e inferioridade dos povos, as quais legitimaram a escravidão e os campos de concentração nazistas. Não possuem, ainda, embasamento real, haja vista o bom desempenho obtido pela UnB e UERJ, pioneiras na implementação da política de Ações Afirmativas. Além disso, em 2004, quando não houve participação de alunos provenientes do sistema de cotas, a nota da FAMED também foi baixa.
Outra inverdade proferida pelo professor Dantas diz respeito à influência da Transformação Curricular no baixo desempenho, uma vez que os alunos deste novo currículo ainda não foram avaliados pelo ENADE. Assim, além de racista, o professor se mostrou, mais uma vez, tecnicamente incapaz de exercer seu cargo, por mostrar-se desinformado não só quanto ao processo da Transformação, mas também, mesmo, quanto à data de sua implementação. Também não procede a afirmação do reitor Naomar Filho de que a não aderência da Faculdade de Medicina ao REUNI poderia justificar o baixo desempenho, uma vez que o REUNI ainda nem está em vigor.
Assim, o DAMED convoca todas as entidades, movimentos sociais e culturais, além de demais interessados, para um ato público com início às 8:00 do dia 05/05/08 saindo da Reitoria da UFBA rumo à Faculdade de Medicina repudiando as declarações do professor e pedindo seu afastamento do cargo.
Diretório Acadêmico de Medicina – DAMED
UFBA
Salvador, 30 de abril de 2008

Nenhum comentário: