sexta-feira, 14 de setembro de 2007

O QUE É DIREITA OU ESQUERDA?

Recebemos muitas mensagens, em função do blog ter levantado para o debate a questão das relações entre UNE e o SENADO.
Algumas diziam que estava ali uma posição de "direita", que era totalmente "reacionária" etc. Outras iam além, acusando nossa provocação estar inspirada numa posição mais direitista, golpista e fora da realidade do país.
A maioria das mensagens foram elogiosas, críticas, solidárias e inteligentes, o que temos de agradecer.
Quanto às respostas que afirmam algum conteúdo direitista no nosso relato deixou mais algumas questões:
1) Como gestões da UNE (sobretudo a atual e a anterior) que se dizem socialistas, transformadoras e críticas, constroem e mantém um projeto para resgatar a história do movimento estudantil em parceria com a Rede Globo de Televisão?
2) Como uma entidade cujos membros da gestão anterior (Gustavo Petta e companhia) que se dizem adeptos da esquerda aceitam receber emendas parlamentares de vários parlamentares que estão léguas distanciados da esquerda?
3) O silêncio da UNE é proporcional ao volume de recursos públicos (recebidos e a receber), o que for aplicada para a direita mais reacionária não seria a chamada moeda de troca?
4) A atividade de entidade estudantil da UNE é zero. É uma entidade que está interessada em construir projetos culturais ou adquirir mais patrimônio. A alegação para a UNE conseguir recursos da Petrobrás foi de que a UNE conseguiu criar a Petrobrás. E que a Petrobrás teria uma dívida enorme com a UNE. E por aí vão tantos e tantos argumentos em tantos e tantos órgãos públicos para a "captação" de recursos. Em alguns casos, o dinheiro público e tudo que é público a UNE teria um direito natural sobre eles.
Alguns poderiam ver na atitude da UNE o que há de mais patrimonialista na sociedade brasileira. Cuja tradição foi muito própria da direita mais reacionária e mesquinha que queria tudo para elas.

Nenhum comentário: