sexta-feira, 21 de setembro de 2007

NOTA DO PRESIDENTE DA UNE (ROBERTO GUSMÃO) LIDA NO CONGRESSO NACIONAL BRASILEIRO EM 03/10/1947

NOTA DO PRESIDENTE DA UNE (ROBERTO GUSMÃO) LIDA NO CONGRESSO NACIONAL BRASILEIRO EM 03/10/1947

A diretoria da União Nacional dos Estudantes solicita divulgar o seguinte:

1. Causaram estranhesa à classe estudantil, as sensacionais manchetes dos vespertinos de ontem, provocadas pelas infelizes declarações do Sr. Hamilton Nogueira contra a União Nacional dos Estudantes.
2. O Senador Hamilton Nogueira afirmou que a UNE está eivada de comunistas. Tais palavras carecem de fundamento. A União Nacional dos Estudantes congrega os alunos de todas as escolas superiores do país, acima de qualquer distinções políticas. A afirmação de S. Exª demonstra uma total ignorância dos objetivos das entidades da classe universitária.
A atual Diretoria da UNE foi eleita por larga margem de votos num congresso em que se encontrava legitimamente representada toda a classe estudantil brasileira e, até agora, não tem feito senão cumprir as resoluções do referido certamem, como podemos provar.
Levando-se em conta a gravidade das acusações do senador Hamilton Nogueira à União Nacional dos Estudantes, vanguardeira das lutas pela democracia em nosso país – reptamos S. Exª a apontar e documentar qualquer atitude partidária da atual diretoria.

3. A “Campanha Nacional pró petróleo” foi lançada em obediência a uma determinação do Congresso. Evidentemente, não perguntemos aos colegas que desejam as letras dos cartazes, o credo político que professam. Isto seria absurdo. Porém, estamos certos de que as legendas que neles figuram nada contém de partidário. Frisamos que a UNE ainda não exagerou ponto de vista sobre a exploração do petróleo e que os referidos cartazes limitam a agitar a questão de interesse para o nosso povo.
4) Acrescentamos, outrossim, que o ex-colega Ernesto Bagdócimo negou que tivesse prestado qualquer informação a respeito ao senador Hamilton Nogueira;
5) Terminado êstes esclarecimentos, queremos deixar bem claro não serão palavras como as do Senador Hamilton Nogueira que poderão dividir e enfraquecer a classe estudantil.
Os estudantes estão firmes e unidos e nada os afastará das normas diretrizes traçadas pela Declaração de Princípios e Programa Administrativo do recente X Congresso Nacional.
A Diretoria.
Rio de Janeiro, 2 de outubro de 1947
Roberto Gusmão, Presidente

Nenhum comentário: