quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Pesquisa vai subsidiar investimentos do MEC


FONTE: http://www.secom. unb.br/unbagenci a/unbagencia. php?id=1021

Pesquisa vai subsidiar investimentos do MEC

Objetivo é traçar perfil socioeconômico de universitários e orientar Ministério da Educação na área de assistência estudantil
Darlene SantiagoDa Secretaria de Comunicação da UnB
Representantes de instituições federais de ensino superior de todas as regiões do país, reunidos em Brasília na terça-feira, 16 de dezembro, decidiram criar uma pesquisa nacional para traçar o perfil social e psicológico dos estudantes de graduação das universidades públicas.
A iniciativa inclui coleta de dados sobre a condição socioeconômica dos alunos, com o objetivo de oferecer condições para que permaneçam nos cursos até se formarem. “A pesquisa vai identificar as necessidades dos estudantes. A partir daí, podemos criar políticas públicas e nortear diretrizes do Ministério da Educação (MEC) voltadas para a assistência estudantil”, afirma a Decana de Assuntos Comunitários da UnB, Rachel Nunes da Cunha.
A proposta foi discutida em reunião extraordinária do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários (Fonaprace), realizado na Universidade de Brasília (UnB), nos dias 15 e 16 de dezembro, com a presença de 32 pró-Reitores, decanos, coordenadores e chefes de departamentos das instituições.
O fórum decidiu criar um sistema nacional com plataforma online e banco de dados para inserção e manutenção de conteúdo, com sede na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A iniciativa beneficiará 57 instituições, ao custo inicial estimado em R$ 270 mil.
Os representantes avaliaram o questionário, previamente elaborado, que será aplicado aos alunos. Será uma pesquisa anônima não-obrigatória, com metodologia de amostragem por universidade.
O programa vai coletar dados pessoais, informações referentes à situação socioeconômica do estudante e da família, sobre expectativas profissionais, antecedentes escolares e desenvolvimento acadêmico, entre outros itens.
O PROJETO – O fórum desenvolveu em 2004 o II Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior. A idéia inicial de realizar a pesquisa a cada quatro anos apresentou problemas metodológicos, uma vez que cada universidade realizou sua pesquisa de forma autônoma.
O vice-coordenador do Fonaprace, Álamo Pimentel, afirmou que a pesquisa de 2004 apresentou distorções de números. "Queremos um sistema único de pesquisa anual para todas as instituições, porque hoje a gente não tem uma base de dados confiável para traçar um perfil estudantil”, disse.
Segundo Pimentel, algumas universidades possuem residência estudantil e restaurante universitário de qualidade. No entanto, explicou, essa não é uma realidade nacional, já que os investimentos têm origem em recursos próprios de cada instituição.
O projeto, de acordo com os representantes, é um instrumento eficiente para minimizar as desigualdades. A pesquisa vai servir de base para consolidar o Programa Nacional de Assistência Estudantil, criado em 2007. O MEC distribui os recursos de acordo com o número de alunos e o Índice de Desenvolvimento Humano do município. "Com a pesquisa bem fundamentada, o perfil vai garantir elementos para uma distribuição mais equânime”, afirmou o coordenador geral de Relações Estudantis do MEC, Edson Cáceres.
Os nove integrantes da comissão criada para desenvolver a proposta vão revisar o questionário e desenvolver o plano de execução e estratégias de sensibilização dos alunos. A proposta será negociada com o MEC até fevereiro.

Nenhum comentário: