segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Governo vai adiar acesso digital a arquivos da ditadura para janeiro, diz Vannuchi

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u473813.shtml


01/12/2008 - 17h10
Governo vai adiar acesso digital a arquivos da ditadura para janeiro, diz Vannuchi
THIAGO FARIAcolaboração para a Folha Online
Previsto para acontecer já neste mês, o lançamento do programa Memória Viva do governo federal --que dará acesso público aos arquivos do período militar no país (1964-1985)-- ficará para janeiro, informou nesta segunda-feira o ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos). O adiamento, segundo ele, foi acertado com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).
A orientação da ministra é que, embora esteja tudo pronto para que os arquivos possam ser disponibilizados, a proximidade com o fim do ano e o período de recesso atrapalharia uma maior divulgação do tema.
"Temos 17 Estados que já aderiram colocar seus arquivos sobre a repressão política em conexão com arquivos da repressão política da Abin [Agência Brasileira de Inteligência]", afirmou Vannuchi, que hoje participou de ato em favor da abertura dos arquivos, na Alesp (Assembléia Legislativa de São Paulo).
O ministro disse que seu engajamento em rever as questões ligadas a ditadura desagradou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em 2005 chegou a expressar sua insatisfação com a maneira como o tema estava sendo tratado.

Nenhum comentário: