quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O 4º JAMBOREE NACIONAL ESCOTEIRO DE FOZ DO IGUAÇU

fonte: lista de e-mails
DO SENADOR FLÁVIO ARNS (PT — PR)
O 4º JAMBOREE NACIONAL ESCOTEIRO DE FOZ DO IGUAÇU
Pronunciamento realizado pelo Senador Flávio Arns, no Plenário do Senado Federal, no dia 10 de fevereiro de 2009.
Senhor Presidente, Senhoras Senadoras e Senhores Senadores.
Subo hoje à tribuna do Senado, para trazer à atenção de todos um movimento mundial de educação não formal, compromissado com o desenvolvimento integral e permanente de crianças e jovens, que é o Movimento Escoteiro.
O escotismo cultiva valores que entendo sejam essenciais para a vida em sociedade: atitude ética; engajamento num ideal altruísta; preocupação com a preservação ambiental; respeito ao ser humano e ao bom convívio entre culturas e costumes diversos; responsabilidade e firmeza de propósitos, entre outros.
Chego a considerar que se os valores adotados pelo movimento escoteiro fossem abraçados por toda a sociedade brasileira, certamente já teríamos avançado bem mais nas conquistas sociais que nosso País ainda tanto necessita.
Em janeiro passado, tive a grata oportunidade de estar presente no 4º Jamboree Escoteiro Nacional, realizado em Foz do Iguaçu – PR, tendo visitado a Cidade dos Escoteiros, verdadeira cidade de lona montada no Parque Tecnológico de Itaipu, por ocasião do encontro.
Na oportunidade, pude estar ao lado de uma juventude sadia, não apenas interessada em aventuras em meio à natureza exuberante da região da Usina de Itaipu, local do acampamento, mas também na descoberta de habilidades como a construção de artefatos de madeira, a aplicação de técnicas de pintura e de gravura em metal, e à superação de dificuldades comuns às pessoas com deficiência, entre demais outras, tudo isso entre uma e outra estiagem das fortes chuvas que caiam em Foz do Iguaçu, e que graças ao espírito escotista, tornaram-se em mero obstáculo natural a ser superado por todos.
Diante das dificuldades com o clima local, enalteço o apoio prestado pela Defesa Civil de Foz do Iguaçu, mobilizada para apoiar os escoteiros no mau tempo, e pela administração de Itaipu, que colocou salas de aula, salões de eventos e até mesmo auditórios, com roupas e cama quente à disposição, para abrigar os escoteiros que não puderam permanecer nas barracas montadas sob o forte temporal, em uma das noites do acampamento.
A abertura do 4º Jamboree Nacional Escoteiro se deu em noite de domingo no mirante do vertedouro da represa, com exibição de vídeos, fogos de artifício e o espetáculo da Iluminação da Barragem, emocionando a um público de 5.200 pessoas. Na cerimônia, houve a apresentação de artistas locais, a prece do padre José Edgar de Oliveira, que cantou acompanhado do público, o desfile das bandeiras dos Estados e Países participantes, alem da proclamação da Promessa Escoteira.
Visitando o Parque das Cataratas em um belo dia de sol, os escoteiros do Jamboree realizaram intensa programação, deslumbrando-se no mirante; seguindo pelas trilhas; encontrando espécimes da fauna nativa; fazendo o passeio do Macuco Safári, em barcos infláveis pelo Cânion Iguaçu, e praticando o arvorismo. Desta vez, o banho de chuva foi prazeroso, debaixo de intenso sol, na passarela que leva à Garganta do Diabo.
Durante a semana de janeiro em que Foz do Iguaçu serviu de capital para o escotismo nacional, a cidade recebeu não apenas os participantes do Jamboree, mas também dezenas de famílias de escoteiros que estavam acampados, que vieram acompanhar seus filhos, instalando-se na rede hoteleira da cidade, e também desfrutando das belezas que o turismo ecológico da região proporciona. O Jamboree de Foz do Iguaçu foi o maior já realizado no Brasil, é o que afirma a União dos Escoteiros do Brasil (UEB).
Com o tema Construindo um Mundo Melhor, foi realizada intensa programação diária, dividida em 8 módulos – Atividades noturnas; aquático; aldeia global; Itaipu; manualidades; cataratas; exploração da natureza e sustentabilidade – que tiveram lugar na área da hidroelétrica, por cada um dos oito grandes grupos de escoteiros participantes - os subcampos. Nas atividades, buscou-se complementar o aprendizado teórico que os jovens têm na escola, com vivências e experiências reais.
Muitos daqueles jovens, mais habituados a trocarem atividades ao ar livre ou brincadeiras simples e manuais por horas na Internet ou no videogame, jamais tinham manuseado um martelo, ou mesmo interagido em grupo de forma tão positiva, fortalecendo laços de amizade e companheirismo, infelizmente em desuso na sociedade moderna, durante os sete dias e oito noites do Jamboree. Nesse período comemoraram-se os 70 anos do Parque Nacional do Iguaçu.
“Aqui a gente aprende muita coisa legal”, disse José Dias Moreira Neto, de 13 anos, que veio de Uberlândia (MG). Questionado por organizadores do encontro sobre “o que de mais legal acontece no Jamboree?”, o menino respondeu sem hesitação: “É a amizade e o companheirismo”.
Admito ter ficado impressionado com a estrutura montada para recepcionar os mais de 5.200 escoteiros do Brasil, e de vários países, que participaram do 4º Jamboree de Foz do Iguaçu. A organização do Jamboree afirma terem estado presentes escoteiros paraguaios, argentinos, chilenos, mexicanos, portugueses, um americano e um japonês. Conforme explicou um dos organizadores do evento, o escotismo é dotado de um sentimento de fraternidade mundial, pois dois escoteiros podem até não falar o mesmo idioma, mas quando eles se conhecem, é como se já fossem amigos.
Visitei a oficina de nutrição, onde experimentei sucos de limão, tangerina e cenoura; conheci um aquecedor de água feito com garrafas PET, que ao invés de serem jogadas fora, acabando por entulhar esgotos e rios, passam a ter uma destinação ecologicamente correta.
Senhor Presidente, fico imaginando que bom seria se todos os brasileiros tivessem a oportunidade, em alguma fase da juventude, de participar de um movimento tão engrandecedor como é o Movimento Escoteiro. Como isso contribuiria para a formação de adultos compromissados com as questões nacionais, que dia-a-dia temos que lidar neste plenário.
Minha presença no Jamboree se deu inclusive na qualidade de presidente da União Parlamentar Escoteira do Brasil (UPEB), entidade suprapartidária que congrega parlamentares brasileiros de todos os níveis do Poder Legislativo, e que consideram o movimento escoteiro um forte colaborador para a valorização, formação e proteção da infância e da juventude.
Nosso grupo compreende parlamentares de todas as ideologias políticas. Somos Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e Vereadores, entre os quais se incluem os que já não exercem mandatos, mas que permanecem unidos no propósito de lutar por políticas de Estado consistentes para a nossa juventude.
O tema do escotismo se entrecruza com diversos outros que compõem o debate político do Congresso brasileiro. Menciono, como exemplo, os entendimentos estabelecidos pela UPEB com o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), que possui uma das mais atuantes frentes parlamentares do Congresso Nacional, no sentido de que escoteiros brasileiros sejam pela primeira vez levados até a base Comandante Ferraz na Antártica, no contexto de uma mobilização nacional dos escoteiros para o combate ao aquecimento global, e para a preservação do Continente Antártico. A viagem servirá como premiação para 3 jovens, conforme desempenho obtido em atividades programadas pelo Movimento para o primeiro semestre deste ano.
Com esse sentimento de que unidos podemos fazer a diferença na vida de milhões de jovens brasileiros, inclusive aqueles que se encontram distanciados dos valores afirmados pelo movimento escoteiro, convido a todos que ainda não estão conosco, Senadores e Senadoras, a juntarem-se a nós da UPEB, para que possamos lado a lado contribuir mais intensamente com a formação de jovens responsáveis, que compreendendo a dimensão da vida em sociedade, desempenhem um papel participativo na comunidade em que vivem.
Vendo aquela juventude sadia pude perceber, Senhoras Senadoras e Senhores Senadores, que o escotismo se trata de uma grande família, tendo sido o sentimento de amizade fraterna aquele que mais envolveu a atmosfera de Foz do Iguaçu em janeiro de 2009.
Finalizo Senhor presidente, apresentando à Mesa requerimento de voto de louvor à União dos Escoteiros do Brasil (UEB), que competentemente presidida pelo Vereador de Curitiba, Paulo Salamuni, realiza um trabalho por demais dignificante para nossa sociedade, que solicito seja incorporado ao teor deste pronunciamento.
Muito obrigado.
Senador FLÁVIO ARNS

Nenhum comentário: