quarta-feira, 29 de agosto de 2007

FRAUDE: PROPAGANDA DA FUNDAÇÃO DA REDE GLOBO

FRAUDE: PROPAGANDA DA FUNDAÇÃO DA REDE GLOBO NA INTERNET (A FAMOSA PARCERIA COM A UNE)

Mais uma GRAVÍSSIMA situação em torno do PROJETO MEMÓRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL. A Fundação da Rede Globo, que fez uma parceria com a União Nacional de Estudantes (UNE), divulga em seu site o seguinte:

"O maior conjunto de testemunhos sobre a militância estudantil brasileira reunido no país, organizado pelo projeto Memória do Movimento Estudantil, se transformou em dois filmes e um livro".

Só se for o maior conjunto de recursos públicos investidos num mesmo projeto sobre movimento estudantil. Só se for o maior conjunto de desperdício de dinheiro público do país, levando-se em consideração que a realização de vídeos sobre o movimento estudantil foi a oportunidade encontrada para tornar possível ao mesmo tempo a não realização de um trabalho profundo sobre o movimento estudantil e atender os interesses empresariais do GRANDE MONOPÓLIO NACIONAL.
Existem projetos no Brasil que estão muito além do que a UNE/Fundação Roberto Marinho/Rede Globo fizeram. E sem a dinheirama fácil que conseguiram de recursos públicos.
A direção da UNE que fez protestos contra BUSH é a mesma que se associou ao GRANDE MONOPÓLIO NACIONAL. O PROJETO MEMÓRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL (Sociedade entre a UNE e a Fundação Roberto Marinho) está muito longe mesmo de se vangloriar como ter feito "o maior conjunto de testemunhos sobre a militância estudantil brasileira reunido no país". É preciso, minha gente, trabalhar muito para se chegar a este título.
Aqui repudiamos veementemente a matéria publicada no sítio da FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Tal posição assumida por tal entidade advém da sua total ARROGÂNCIA, PREPOTÊNCIA, PRÁTICA MANIPULATÓRIA e IRRESPONSABILIDADE para buscar ludibriar a opinião pública. A quem interessa tal postura? À própria entidade para captar mais recursos públicos? Ao processo selvagem de marketing que tenta passar a imagem do que o projeto não é?
A tal campanha de arrecadação de documentos do PROJETO MEMÓRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL é o maior fiasco. Poucos se arriscaram a doar documentos repassando todos os direitos exclusivos para a UNE e a Fundação Roberto Marinho. Os documentos da UNE precisam ser doados às Universidades e em especial ao PROGRAMA DE ESTUDOS E DOCUMENTAÇÃO EDUCAÇÃO E SOCIEDADEUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (em especial ao seu Arquivo UNE e Movimento Estudantil). O sítio é:

http://www.proedes.fe.ufrj.br/arquivo/une.htm


Agora leiam a matéria do sítio da FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO:

"Movimento estudantil conta a sua história em dois filmes e um livro
Depoimentos de ex-militantes como José Serra, José Dirceu e Cacá Diegues viram filmes e livro do projeto Memória do Movimento Estudantil
O maior conjunto de testemunhos sobre a militância estudantil brasileira reunido no país, organizado pelo projeto Memória do Movimento Estudantil, se transformou em dois filmes e um livro. No dia 9 de agosto, mês em que a União Nacional dos Estudantes – UNE – completa 70 anos, serão lançados no Cine Odeon, no centro do Rio de Janeiro, a obra Memórias Estudantis 1937 - 2007: da fundação da UNE aos nossos dias, da historiadora Maria Paula de Araújo, e dois média metragens dirigidos por Silvio Tendler: Memória do Movimento Estudantil – Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil e O afeto que se encerra em nosso peito juvenil. Os dois filmes e o livro fazem parte do projeto Memória do Movimento Estudantil que vem resgatando a história da militância estudantil. A iniciativa, que tem o patrocínio da Petrobras, é resultado da parceria da Fundação Roberto Marinho com a UNE, o Museu da República e a TV Globo.
Os dois documentários de Tendler contam esses 70 anos de história a partir de dois pontos de vista. O primeiro deles, Memória do Movimento Estudantil – Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil, é focado na história política e faz um percurso cronológico sobre o período. Já o segundo, Memória do Movimento Estudantil –O afeto que se encerra em nosso peito juvenil, é mais subjetivo e explora, nas entrevistas e depoimentos, os aspectos culturais e comportamentais relacionados ao movimento estudantil. Os filmes, que têm Cássio Gabus Mendes como narrador, conta com a participação de Chico Dias, Dira Paes, o grupo Tá na Rua – dirigido do Amir Haddad –, da cantora Maíra, de Carlos Lyra (que também foi integrante do CPC e é autor, junto com Vinícius de Moraes, do hino da UNE) e de B Negão, que também fez a trilha sonora junto com Cláudio Lyra. Já a historiadora Maria Paula Araújo usou metodologia de história oral para privilegiar os depoimentos colhidos pelo projeto. O livro Memórias Estudantis 1937 - 2007: da fundação da UNE aos nossos dias aproveita as experiências relatadas para contar um pouco da história entre 1937 e 2007. Segundo a autora, a obra revê o papel desses militantes: “quando se fala em história política, o movimento estudantil aparece, na maioria das vezes, como coadjuvante. Esse livro faz uma inversão e a história do Brasil é vista a partir da atuação dos estudantes”"
(FONTE: http://www.frm.org.br/main.asp?TeamID=&ViewID={19680108-E803-461C-84B6-C316A58714DD}&params=itemID={32EA4035-3D78-4D75-94D8-BE2C09C66322};&UIPartUID={D90F22DB-05D4-4644-A8F2-FAD4803C8898}&u=u )

Uma grande enganação que poucos comentam, repudiam ou se opõem. A imprensa fica praticamente calada, enquanto muitos intelectuais fazem de conta que não é com eles. O bom é que muitas universidades estão fazendo um excelente trabalho sobre a memória do movimento estudantil de suas escolas e de suas cidades
A omissão é tanta que a direção da UNE nem se pronuncia sobre a permanência do Presidente do Senado no cargo mesmo diante de tantas denúncias. Sobre o "mensalão", a impressão que passam é que apoiam o ROUBO de milhões de reais dos nossos cofres públicos. Não fizeram um único tanto convincente!!!. É bom reagirmos a tanta covardia e corrupção (OTÁVIO LUIZ MACHADO).





2 comentários:

Anônimo disse...

teste

Anônimo disse...

a direçao une e uma vergonha para a classe estudantil do brasil, com o comportamento em relaçao ao congresso nacional ,merece ser cassada juntamente com os senadores,sera que recebeu propina tbem, saudade dos estudantes dos anos 70.