terça-feira, 4 de novembro de 2008

Moção de Apoio aos Estudantes da Universidade Federal de São João Del Rei – Campus Centro-Oeste

FONTE: LISTA DE E-MAILS

Moção de Apoio aos Estudantes da Universidade Federal de São João Del Rei – Campus Centro-Oeste

O Diretório Acadêmico Dr. Domingos Pimentel de Ulhôa – Medicina UFU vem por meio desta declarar seu apoio aos estudantes dos cursos de Bioquímica, Enfermagem, Farmácia e Medicina da Universidade Federal de São João Del Rei – Campus Centro-Oeste, que entraram em greve dia 29/10/2008, devido às condições insustentáveis do suposto campus de Divinópolis.
O campus é uma vergonha para a educação brasileira. Não existe ensino de qualidade e emancipador nem formação de profissionais e sujeitos críticos sem verbas! A situação do campus Centro-Oeste da UFSJ é calamitosa: falta estrutura de salas de aula, professores, biblioteca, assistência estudantil (incluindo moradia e restaurante universitários) , laboratórios, projeto pedagógico de curso que contemple as realidades locais entre tantos outros problemas. Tudo isso compromete a garantia do tripé universitário e da qualidade da Universidade Pública.
A situação dos companheiros da UFSJ não é diferente das outras Universidades Públicas Brasileiras, as quais vêem sofrendo um intenso processo de precarização e privatização, especialmente após o REUNI que no ano passado, desencadeou vários processos de luta nas Universidades Federais, e ainda hoje, gera mobilização dos estudantes contra a expansão irresponsável e sem verbas. Isso é o que vemos ocorrer na UFSJ, que mesmo sem condições mínimas de infra-estrutura, terá um vestibular com previsão de entrada, por exemplo, de mais 100 estudantes para o curso de medicina.
Expressamos nossas sinceras expectativas pela vitória da Greve Estudantil. Essa luta é de todos nós estudantes do Brasil e em defesa da Educação Pública, Gratuita, de Qualidade e que sirva ao povo brasileiro!
Saudações de Luta!
Diretório Acadêmico Dr. Domingos Pimentel de Ulhôa – Medicina UFU
Uberlândia – MG, 04/11/2008
Maria Cristina Marquez
Juventude que ousa lutar, constrói poder popular!
DADU Medicina UFU
DCE - UFU 2008: "Não vou me adaptar"

Nenhum comentário: