segunda-feira, 25 de maio de 2009

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u571282.shtml

25/05/2009 - 18h36
Estudantes ocupam reitoria da USP e conselho adia reunião com funcionários e professores


da Folha Online
Atualizado às 19h21.
Programada para ocorrer na tarde desta segunda-feira na USP (Universidade de São Paulo), a
reunião entre o Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) e o Fórum das Seis --entidade que integra os servidores e funcionários das três universidades paulistas: USP, Unesp e Unicamp-- foi cancelada após um grupo de estudantes ocupar a reitoria.
De acordo com as assessorias da reitoria da USP e da Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP), um grupo de estudantes ocupou a reitoria da universidade na tarde de hoje após o conselho limitar a participação dos discentes na reunião.
Nenhum dos órgãos soube informar quantos estudantes ocuparam a reitoria. De acordo com a Polícia Militar, entretanto, a ocupação ocorreu à tarde e por volta das 17h o grupo já havia deixado o local, sem tumulto.
Segundo a Sintusp, o grupo pedia a inclusão da pauta de reivindicações estudantis na reunião, e que o sindicalista Claudionor Brandão --ex-diretor do Sintusp recentemente demitido-- participasse do encontro, entre outros pedidos.
Com isso, a Cruesp decidiu cancelar a reunião programada para acontecer hoje. O órgão ainda não definiu uma nova data para realizar as negociações com funcionários e professores.
Negociações
Professores defendem que haja um
aumento de 10%, além de reposição inflacionária referente aos últimos 12 meses, segundo a Adusp (Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo). Já os funcionários pedem o reajuste salarial de 17%, além da incorporação de R$ 200, informou o Sintusp.
Na semana passada, o Cruesp propôs reajustar em 6,05% o salário dos professores e servidores da universidade. As categorias, entretanto, rejeitaram as propostas.
Funcionários do campus da USP na cidade de São Paulo, da USP de Ribeirão Preto e de São Carlos estão em greve desde o dia 5 de maio. A Sintusp estima que cerca de 70% dos servidores tenham aderido ao movimento, mas a reitoria fala em 8% de adesão. Já os professores, realizaram uma
paralisação hoje e na segunda-feira passada (18), mas ainda não definiram se devem entrar em greve.
Uma nova assembleia dos professores deve ocorrer nesta terça-feira (26), segundo informações da Adusp. Já os servidores da universidade devem se reunir na quarta-feira (27).
A Folha Online tentou localizar representantes do DCE (Diretório Central dos Estudantes) para comentar a ocupação de hoje, mas ainda não teve sucesso.

Nenhum comentário: