segunda-feira, 25 de maio de 2009

Ampla chapa liderada pela UJS vence Congresso da UEP

COMENTÁRIO: O termo "ampla" só não pode ser visto quando tratamos do número de votantes, pois os "delegados" nem sempre são eleitos em condições muito corretas. Eleições extremamente abertas aos estudantes e com um amplo debate de idéias nem sempre favorece o grupo que aparelha as entidades estudantis. Mais outro estudante do Direito da UFPE foi eleito na condução da UEP. Isso é ruim por um lado. Por outro é bom, porque a UNE irá precisar de muitos advogados nos próximos meses.

FONTE: http://www.ujs.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=302:ampla-chapa-liderada-pela-ujs-vence-congresso-da-uep&catid=38:ultimas&Itemid=100

Ampla chapa liderada pela UJS vence Congresso da UEP

Seg, 25/05/09 17h24
Uma ampla coalizão de forças atuantes no movimento estudantil pernambucano compôs a chapa "Agora Só Falta Você", que venceu com 212 votos o 37º Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco Cândido Pinto (UEP) e elegeu a estudante de direito da Universidade Federal de Pernambuco Vírginia (Vic) Barros como presidente da entidade.
Desta frente, liderada pela UJS, participaram também a CNB, a DS, a JPPL, a JPSB (cujo movimento chamava "Madeira de Lei"), a Via Alternativa e Geração Estudantil. A chapa "Ousar Lutar", composta por estudantes ligados às correntes AE e Mudança obteve 43, enquanto a "Rebele-se", ligada ao PCR, ficou com 28 votos."Esse congresso se tornou histórico não semente pela data, porque reverenciamos o nosso passado mas sempre com vistas a lutar no presente e transformar o futuro. Isso esteve muito presente na demonstração de maturidade do movimento estudantil de Pernambuco, a partir da construção da chapa "Agora Só Falta Você" que uniu diversos setores", declarou Vic Barros.

A presidente eleita também falou dos desafios no próximo período. "A atuação na conferência nacional de educação, o enfrentamento da crise e a busca por mais avanços para o país e para Pernambuco são os elementos que forjaram essa unidade. Esse sentimento ficou muito evidente. É hora de pisar no acelerador e exigir mais mudanças".
O Congresso, realizado em Petrolina, às margens do Rio São Francisco, teve as presenças de importantes figuras da política pernambucana, como o prefeito da cidade, Julio Lóssio (PMDB), o secretário de governo do estado, Valdemar Borges (PSB), o reitor da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), Prof. Dr. José Weber Freire Macedo. Também acompanharam evento a ex-prefeita de Olinda Luciana Santos, os deputados estaduais Luciano Moura e Nélson Pereira, além do prefeito de Juazeiro (BA) Isaac Cavalcante, todos do PCdoB.
A lembrança dos quarenta anos do atentado que vitimou o estudante Cândido Pinto, então presidente da UEP, foi uma das marcas do Congresso. Outro ponto alto foi o lançamento da revista comemorativa dos 65 anos da entidade, que teve a presença de alguns de seus ex-presidentes como Pedro Lorentino, Anne Cabral, Geraldo Villar, além da irmã de Cândido Pinto e o irmão de Demócrito de Souza Filho, que foi secretário-geral da UEP no período do Estado Novo.

Nenhum comentário: