quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Oficina sobre Justiciabilidade com Boaventura de Sousa Santos no FSM

FONTE: LISTA DE E-MAILS

Oficina sobre Justiciabilidade com Boaventura de Sousa Santos no FSM

Dia: 28 de janeiro (quarta-feira)Local: UFPA Profissional, Pavilhão Ap, Sala Ap 10. O doutor em sociologia Boaventura de Sousa Santos será o expositor principal da oficina realizada pela Terra de Direitos, Ação Educativa, CPT e MST, que terá como temas a Justiciabilidade dos Direitos Humanos e a Democratização da Justiça.
O Poder Judiciário como um espaço legítimo para as disputas em Direitos Humanos e o papel da advocacia popular brasileira para as conquistas de direitos serão os temas centrais da oficina "Justiciabilidade dos Direitos Humanos e Democratização da Justiça", organizada pelas entidades Terra de Direitos, Ação Educativa, CPT e MST. A oficina será uma das atividades da edição 2009 do Fórum Social Mundial, que neste ano acontece em Belém (PA).
O expositor principal da oficina sobre Justiciabilidade será o doutor em sociologia Boaventura de Sousa Santos, professor da Faculdade de Coimbra e diretor do Centro de Documentação 25 de Abril. Boaventura realizou recentemente uma pesquisa sobre a advocacia popular no Brasil, partindo de experiências concretas como a da Rede Nacional de Advogados Populares (RENAP). Além dele, outros estudiosos irão compor a mesa de debate, além das organizações promotoras da atividade.
Para as organizações promotoras da oficina, é necessário se aprofundar no papel desenvolvido pela advocacia popular no Brasil, já que desde a década de 90 tornou-se perceptível um afastamento entre organizações populares e o poder judiciário. A oficina no FSM será um espaço de discussão e deverá reunir advogados populares, movimentos sociais e organizações da sociedade civil.
A oficina sobre Justiciabilidade dos Direitos Humanos e Democratização da Justiça acontecerá no dia 28 de janeiro (quarta-feira) , no período da tarde, na UFPA Profissional, Pavilhão Ap, Sala Ap 10. Terra de Direitos – Organização de Direitos Humanos
http://www.terradedireitos.org.br/ (41) 3232-4660-- "A ordem universal frequentemente apresentada como irresistível é, todavia, defrontada e afrontada, na prática, por uma ordem local, que é sede de um sentimento e aponta um destino." M.S.

Nenhum comentário: