quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Memorial da Resistencia

FONTE: LISTA DE E-MAILS

Memorial da Resistencia

Car@s amig@s e companheir@s,

No proximo dia 24 de Janeiro serah inaugurado o Memorial da Resistencia, objeto de muita luta e insistencia dos ex-presos politicos de Sao Paulo.
Nao serah uma simples reinauguracao do mesmo espaco, mas a instalacao publica de um projeto museologo criativo e marcante do periodo de ditaduras em nosso pais.

O velho predio do Largo General Osorio, que foi sede de estacao ferroviaria e do antigo DEOPS/SP, passou por uma cruel descaracterizacao. Foram destruidas duas celas e o Fundao (antigas celas fortes solitarias); todo o espaco recebeu pinturas modernosas; foram destruidos os infectos banheiros e rasparam as paredes onde estavam inscricoes feitas por geracoes de presos politicos das varias ditaduras e periodos de repressao do movimento operario e popular do Brasil.

Com um toque de ironia, o lugar maquiado recebeu o nome de Memorial da Liberdade como forma de apagar a Resistencia e a determinacao de milhares de combatentes, que nunca aceitaram a opressao das classes dominantes e seus instrumentos ditatoriais.

Varios ex-presos politicos e pessoas sensiveis aa Historia lutaram pela reconstituicao daquele lugar, como marco de lutas contra as ditaduras e comecaram por exigir a mudanca de nome para Memorial da Resistencia, pois ali havia Resistencia e nenhuma Liberdade.

O atual governo estadual aceitou a visao dos militantes do Forum Permanente dos Ex-Presos e Perseguidos Politicos do Estado de Sao Paulo e fez a mudanca do nome e uma significativa reforma para devolver um aspecto semelhante ao que era originalmente.
Foram instalados varios equipamentos audio-visuais que permitem ao visitante saber o que foi aquele lugar e as tantas barbaridades cometidas contra nosso povo e seus mais destacados militantes.

Uma das celas foi reconstituida para mostrar as condicoes de vida dos presos e, para nao esconder as torturas e assassinatos cometidos pelos carrascos, os equipamentos mostram depoimentos de pessoas que por la passaram.

Desde o ano passado o Forum dos Ex-Presos Politicos realiza no auditorio daquele predio palestras e debates para jovens e todas as pessoas interessadas. Sao os Sabados Resistentes, que reuniram uma media de 70 pessoas por evento.

A inauguracao do novo Memorial da Resistencia, marca o inicio de varias atividades que, ao longo do ano de 2009, o Forum vai desenvolver, para marcar, entre outras datas:

- Os 30 anos da Lei da Anistia;

- Os 40 anos sem Marighella;

- Os 30 anos sem Santo Dias da Silva;

- Os 40 anos da morte do Almirante Negro, Joao Candido;

- Os 45 anos do Golpe de 1964;

- Os 40 anos da criacao da infame OBAN.

Durante todo o ano, vamos continuar lutando pela Memoria, Justica e Verdade, para que nunca mais se repitam os horrores da ditadura.

Ajude a divulgar esta mensagem e vamos todos nos encontrar, para continuar nossa luta pela Verdade e relembrar que somos Pela Vida, Pela Paz: Tortura, Nunca Mais!


Data: dia 24 de Janeiro de 2009

Hora: 11 horas

Local: Memorial da Resistencia (Estacao Pinacoteca - Largo General Osorio, 66)

Estacionamento no local

O novo Memorial da Resistencia quer mostrar que a Humanidade foi mais forte, derrotou a opressao, a tortura e a barbarie.
Mais importante que tudo eh passar para as novas geracoes a certeza de que vale a pena lutar por Liberdade, Justica e por uma Sociedade Justa e Igualitaria.

Contamos com sua presenca e participacao!

Raphael Martinelli, Maurice Politi e Ivan Seixas
Forum Permanente dos Ex-Presos e Perseguidos Politicos do Estado de Sao Paulo

Nenhum comentário: