quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

ESTUDANTES OCUPAM INCRA PARA DENUNCIAR DESCASO COM REFORMA AGRÁRIA

ESTUDANTES OCUPAM INCRA PARA DENUNCIAR DESCASO COM REFORMA AGRÁRIA

Trezentos estudantes de diversas universidades do Brasil ocuparam, hoje (14-02-2008) pela manhã, a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em Belo Horizonte. Os manifestantes entregaram carta que cobra posicionamentos do órgão público quanto à lentidão da Reforma Agrária, reivindica expropriação das terras com trabalho escravo e denuncia a violência e impunidade no campo. A carta-protesto também está sendo entregue em outras superintendências hoje, nas cidades de São Paulo-SP, Belém-PA, Natal-RN, Aracaju-SE, Rio de Janeiro-RJ, Cuiabá-MT, Salvador-BA, Porto Alegre-RS e Curitiba-PR.
Segundo o Fórum Nacional de Reforma Agrária, 2007 foi o pior ano para a Reforma Agrária no Brasil, nos últimos dez anos. O número de desapropriações foi baixo e, quando as terras são desapropriadas, não se oferece estrutura, os créditos são insuficientes e as famílias não têm acesso a serviços de saúde e educação adequados.
As estatísticas sobre a violência no campo também são alarmantes. De 1985 a 2005 foram cometidos 1426 homicídios ligados a conflitos agrários no Brasil, apenas 76 casos foram levados a julgamento. 16 mandantes foram condenados, mas nenhum está preso.

Nenhum comentário: