sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Conselho Universitário garante aprovação do projeto UFPE-Reuni

Conselho Universitário garante aprovação do projeto UFPE-Reuni

Fonte: Ascom/UFPE

Mesmo diante de um protesto de um grupo de estudantes que causou tumulto na Reitoria, o Conselho Universitário aprovou, na manhã de hoje (26), o projeto da UFPE que será incorporado ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Ministério da Educação. O projeto prevê, entre outros, a ampliação do número de vagas e de cursos de graduação, a contratação de professores e de técnicos administrativos, e a melhoria da assistência estudantil com, por exemplo, a elevação do número de bolsas para os alunos carentes e construção de restaurante universitário nos campi do interior.

A Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco foi invadida, pouco antes das 9h, por estudantes que pretendiam impedir a realização da reunião do Conselho Universitário. O grupo, com o apoio de alguns professores e técnicos administrativos, não permitiu a entrada dos conselheiros no auditório João Alfredo, onde são realizadas todas as reuniões do conselho, fazendo bastante barulho com apitos e instrumentos de percussão. Um aluno da UFPE foi detido e conduzido à Polícia Federal, sob a acusação de racismo e desacato à autoridade.

A atitude dos manifestantes trouxe transtornos a funcionários e professores que ficaram, por quase toda manhã, impossibilitados de circular livremente pelo prédio, principalmente no Gabinete do reitor. Houve troca de agressões entre estudantes, membros do conselho e da segurança da Universidade. O reitor Amaro Lins, então, transferiu a reunião para seu Gabinete, onde o Conselho votou pela aprovação do projeto.

O reitor repudia a forma desrespeitosa e antidemocrática como os estudantes conduziram a manifestação, destacando que o projeto da UFPE-Reuni foi discutido desde setembro com toda a Universidade, por meio dos Conselhos Departamentais dos centros acadêmicos. Ainda na quarta-feira passada, a comissão encarregada de elaborar o projeto fez a última discussão com os centros para finalizar o projeto que foi apresentado ao conselho.

EXPEDIENTE – Editado pela Assessoria de Comunicação Social da UFPEReitor: Amaro Lins; Assessora de Com. Social: Vitória Galvão (DRT/PE 2.142);Edição: Renata Reynaldo.
Confira a seção de notícias no site da UFPE – http://www.ufpe.br

Nenhum comentário: