sexta-feira, 20 de junho de 2008

Fora Meirelles: estudantes e trabalhadores protestam contra política de juros em frente ao Banco Central


COMENTÁRIO DE OTÁVIO LUIZ MACHADO: A direção da UNE (UJS/PC do B), que vendeu parte dos sonhos dos estudantes - digo parte porque a maioria silenciosa do movimento estudantil que fora da UNE está debatendo, discutindo e enfrentando barreiras para alcançar o objetivo do conjunto dos estudantes -, está agora querendo passar uma imagem de autonomia. A foto do lado é um esforço midiático para reverter a imagem da UNE, o que significa que eles utilizam-se de todas as armas para mostrar o que a realidade já cansou de demonstrar: UNE +PC do B + UJS= Correia de transmissão Partido Político que está comprometido apenas em servir ao Governo sem nenhuma honestidade.








19 de junho de 2008


Fora Meirelles: estudantes e trabalhadores protestam contra política de juros em frente ao Banco Central


Jovens pintaram a fachada do prédio para reivindicar a redução na taxa de juros e a demissão do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Ato abriu as atividades do 56º CONEG da UNE
Cerca de três mil pessoas entre estudantes e trabalhadores realizaram na manhã desta quinta-feira (19), um protesto contra a política monetária do Banco Central, em Brasília. Os manifestantes pintaram parte da fachada do imponente prédio com tinta verde e amarela.
"As cores do Brasil simbolizam nossa reivindicação: o BC não deve servir aos interesses do capital estrangeiro. Pensamos que o papel do Banco Central deve ser o de fomentar o desenvolvimento do País", disse a presidente da UNE, Lúcia Stumpf.
Gritando palavras de ordem contra a política monetária e o presidente do BC, Henrique Meirelles, os manifestantes pediam a redução da taxa básica de juros e o aumento das verbas para a educação. "Estudante quer estudar, mas Meirelles não quer deixar", repetiam os manifestantes.
Segundo Lúcia, a atual política de juros não favorece o País e impede investimentos em educação. "O primeiro passo para mudar essa realidade é a demissão de Henrique Meirelles e de sua política ortodoxa de aumento da carga tributária", reforçou.
O presidente nacional da CUT, Artur Henrique, disse que manifestações semelhantes ocorreram em frente às sedes regionais do BC em capitais do Norte e do Nordeste do País. "Viemos marcar posição contra a política de juros altos praticada pelo BC e contra os empresários que têm especulado com o aumento de preços diante da expectativa de que a inflação pode subir", disse o sindicalista.
A manifestação abriu as atividades do 56º CONEG da UNE, que se estende até domingo (22). O encontro que reúne estudantes de todo os País na capital federal, promove uma série de debates para definir as linhas de atuação da entidade para o próximo período. O primeiro debate desta sexta (20) terá como título "Mudar a política para mudar o Brasil". Da Redação Com Agência Estado e Portal G1 FotosCapa: Cesar Junior / Agência EstadoInterna: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Nenhum comentário: