terça-feira, 17 de junho de 2008

Carta convocatória do DCE Unesp/Fatec ao Encontro Nacional dos Estudantes

FONTE: LISTA DE E-MAILS

Carta convocatória do DCE Unesp/Fatec ao Encontro Nacional dos Estudantes

No próximo dia 2 de julho irá ocorrer na UFMG, em Belo Horizonte , o Encontro Nacional dos Estudantes.
Durante os últimos anos, e tendo o de 2007 como o mais importante, o movimento estudantil tem se enfrentado com o governo neoliberal petista de Lula e protagonizado lutas importantes frente aos processos de mercantilizaçã o de ensino que avança em nosso país. É nesse marco que se torna tão importante o balanço histórico do movimento estudantil com o programa petista, com os vícios da UNE e com a experiência de 2007, e é com essa postura crítica que o DCE Unesp/Fatec chama a construção do Encontro Nacional dos Estudantes enquanto espaço importante de reorganização do movimento estudantil brasileiro, mas que precisa tirar as lições dos erros cometidos na Frente de Luta contra a Reforma Universitária e na CONLUTE para avançar. É inaceitável termos plenárias aprovadas por bumbos e consenso de maneira anti-democrática como foi a da Frente de Luta no dia 26 de março de 2007. Romper realmente com o programa petista que ainda é presente no corporativismo e imediatismo do movimento estudantil(expresso em aspectos nas mobilizações de 2007 e recentemente na UNB) e construir um programa que se ligue aos setores mais explorados da classe trabalhadora e da juventude são essenciais para massificar nossa luta e transformar radicalmente o ensino superior brasileiro. É nesse sentido que, na luta pelo ensino público de qualidade, chamamos a construção de um ENE anti-burocrático, pró-operário, que lute pela estatização das particulares como parte de um programa que responda ao isolamento do movimento estudantil que se constrói fundamentalmente nas universidades públicas brasileiras ao setor da juventude trabalhadora que está nas universidades particulares ou fora das universidades, e a única que pode responder de fundo as contradições sociais brasileiras. Saudações de luta,

Reunião do DCE Unesp/Fatec, 01 de junho de 2008 ---
Convocatória ao Encontro Nacional de Estudantes Desde o ano passado o movimento estudantil brasileiro atingiu um outro patamar. A partir da Ocupação da Reitoria da Usp, o que vemos é uma disposição enorme dos estudantes responderem com mobilização e luta a todos os ataques que o governo Lula, os governos estaduais e as reitorias realizam sobre a Educação Pública. Com a Ocupação da Reitoria da UnB, e outras mobilizações que seguem ocorrendo, vemos que 2007 não foi um raio em um céu azul, mas sim a abertura de um novo momento para o movimento estudantil. Momento este que temos que potencializar para derrotarmos o REUNI, o decreto dos IFETs, a Reforma Universitária, as Fundações Privadas e a falta de democracia nas universidades e escolas.
É também um importante momento para avançarmos na discussão de um projeto de Universidade construído a partir do movimento estudantil, em aliança com o movimento docente e de servidores. Este exercício é fundamental para nos contrapormos pela positiva aos projetos que o governo quer impor nas universidades e escolas.
É fundamental também que avancemos na unificação das lutas que se iniciaram em 2007 e debatamos a reorganização que vive o movimento estudantil. É por isso que convocamos a realização de um Encontro Nacional de Estudantes no dia 2 de julho, na UFMG.
Procure seu CA, DA, DCE, e venha construir conosco esse Encontro!
Assinam esta convocatória:
Executiva Nacional dos Estudantes de Letras - ExNEL
DCE da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
DCE da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
DCE da Universidade do Estado de São Paulo - UNESP
DCE da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
DCE da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
DCE da Universidade Estadual de Maringá - UEM

Nenhum comentário: