sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

O PSEUDO RESGATE DA HISTÓRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL BRASILEIRO

O PSEUDO RESGATE DA HISTÓRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL BRASILEIRO

A União Nacional dos Estudantes (UNE), sob o aval do Ministro da Cultura (leia-se Gilberto Passos Gil Moreira), estatais, Rede Globo e Parlamentares (como Alice Portugal, Inácio Arruda e Renildo Calheiros), montou um enorme esquema de arrecadação de recursos públicos, com a justificativa de resgatar a história do movimento estudantil brasileiro.
Além do desperdício de recursos públicos (milhões de reais em vídeos para beneficiar a Rede Globo), propaganda enganosa (A Fundação Roberto Marinho atribui ao projeto deles o que mais recolheu depoimentos de ex-militantes e fraude (70 anos da UNE ocorre agora em 2008), o que a UNE quer com cerca de 5 (CINCO) MILHÕES DE REAIS com o pretexto de reconstituir a história do movimento estudantil?
.O Ministério da Cultura já aprovo mais dois projetos:
1) Pronac 076435 (Valor de 1.586.700,00)

2) Pronac 0710778 (Valor de 669.576,00)
O projeto anterior, que foi realizado com cerca de 2,3 milhões de reais não produziu nada de significativo para a cultura brasileira. Somando-se os três valores,ou seja, cerca de 4,3 milhões com a justificativa de efetivar a memória do movimento estudantil com aval doMinistério da Cultura é um dos crimes mais perfeitos que se pode observar.

O problema maior é o da fraude histórica. Para a Coordenadora Técnica do projeto Memória do Movimento Estudantil, diferentemente da UNE que pediu o projeto, a UNE foi criada em 1938. Mas a UNE lançou como data de 70 anos, 1937.
Leia o que disse Angélica Muller:
"PERGUNTA: A UNE não está completando 70 anos?

ANGÉLICA MULLER: Oficialmente, ela só foi fundada em 1938.

PERGUNTA:Por que a própria entidade diz que foi em agosto de 1937?

ANGÉLICA MULLER: Porque naquele ano a Casa do Estudante do Brasil, no Rio de Janeiro, criou o Conselho Nacional de Estudantes. Foi, de fato, a principal origem da UNE, mas, pelo seu estatuto, o Conselho não podia ter fins políticos. Inclusive proibia os membros de abordar assuntos políticos. Quando houve o Segundo Congresso Nacional dos Estudantes, em dezembro de 1938, militantes do Partido Comunista já haviam tomado conta do Conselho e conseguiram aprovar uma pauta explicitamente política. Com isso, deram outro perfil à iniciativa e propuseram a criação de um novo órgão: a União Nacional dos Estudantes do Brasil. A carta-circular que menciona a UNE pela primeira vez é datada de dezembro de 1938"
(FONTE: ttp://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=1089)

Eu não confio numa entidade que manipula os dados para arrecadar mais dinheiro ao seu proveito.

Nenhum comentário: