segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Os cientistas mais influentes

Os cientistas mais influentes

Fonte: http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=4340&bd=2&pg=1&lg=

Pesquisadores se destacam na lista dos cem brasileiros mais importantes da revista Época
Edição Online 03/12/2007
Na lista dos cem brasileiros que “mais fazem acontecer” publicada na edição desta semana da revista Época, um seleto grupo de cientistas e estudiosos foi destacado na categoria Guias e Pensadores. O físico José Fernando Perez, ex-diretor científico da FAPESP e hoje à frente da empresa de biotecnologia Recepta Biopharma, é uma das personalidades lembradas pela publicação, ao lado de três economistas: Luiz Gonzaga Belluzzo, atual conselheiro da Fundação, Eduardo Giannetti da Fonseca, e José Alexandre Scheinkman, da Universidade de Princeton.
Nas áreas biológicas, duas figuras conhecidas do grande público são destacadas: a geneticista Mayana Zatz, pró-reitora de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano, e o médico Drauzio Varella, que faz um grande trabalho de divulgação científica. Em razão de seu trabalho no Painel Intergovernamental sobre Mudanças climáticas (IPCC), o meteorologista Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é outro pesquisador que faz parte da lista da Época. Nas humanas, além da trinca de economistas, outro nome mencionado é o do antropólogo Roberto DaMatta, que por anos morou no exterior e hoje está de volta ao país.
Um dos mais brilhantes pesquisadores brasileiros, o neurocientista Miguel Nicolelis, também consta da lista, só que na categoria Benfeitores. Professor da Universidade Duke, nos Estados Unidos, esse paulista de 46 anos é o criador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, no Rio Grande do Norte. Além de fazer pesquisa de ponta em sua área, o instituto também tem como missão despertar o interesse pela ciência em 5 mil crianças carentes da capital potiguar e ser um pólo local de transformação social.
Os 100 nomes que constam da lista de Época foram indicados por personalidades de vários setores da vida nacional e estiveram entre os mais votados pelos leitores numa enquete promovida pelo site da revista.

Nenhum comentário: